O case apresentado pelo Verdemar, que garantiu a premiação na categoria “marketing de produto”, foi a criação da linha “Cafés Campeões Verdemar”. A linha de marca própria dos cafés premiados da rede surgiu após o anúncio do resultado do 15º Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés, promovido no final do ano passado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG). O diretor comercial do Verdemar, Alexandre Poni, conta que, ainda na solenidade de premiação, ao constatar o potencial dos sete produtores vencedores, iniciou as negociações para compra dos cafés.
Cultivados nas regiões do Sul de Minas, Cerrado e Matas de Minas, as 57 sacas compradas, o equivalente a 3.420 quilos, originaram cerca de 13,5 mil embalagens de Cafés Campeões de alta qualidade para venda no Verdemar. Poni avalia que o diferencial das embalagens está no rótulo, com informações sobre a procedência do café, características, além da foto e da história do produtor. “É uma forma de valorizar o agricultor e aproximar o consumidor de quem o produz”, explica.
Antônio Celso Azevedo, superintendente comercial e de marketing, avalia que o fator determinante para a conquista do prêmio foi a valorização da agricultura familiar, por meio de uma linha de produtos que carregaram, também, história e cultura, além de possibilitar a entrada dos agricultores em uma rede grandiosa, como o Verdemar.
Para a gerente de marketing, Camila Andrade Pereira, este prêmio é ainda mais especial por levar o nome de Minas para o restante do país. “Somos uma rede supermercadista que se propõe a ser mais que um supermercado. Promovemos a gastronomia e a cultura da nossa terra e do mundo. Para nós, é um orgulho receber este prêmio e estar entre os melhores do marketing contemporâneo nacional”.
Melhor dos melhores
A “cereja do bolo” ficou a cargo da segunda premiação recebida pelo Verdemar. Dentre todos os vencedores, a ABMN seleciona os melhores cases, aqueles que, de alguma forma, desafiaram os limites do marketing e inovaram para transformar a experiência entre empresas e clientes. Denominada “Originals”, a premiação atribuiu ao Verdemar um status diferenciado sobre os demais vencedores.
Premiação consecutiva
Este é o segundo ano consecutivo que o Verdemar se inscreve para participação no concurso da ABMN. No ano passado, o case apresentado foi sobre as ações de relacionamento com o cliente promovidas pela rede, que levou a premiação na categoria “marketing de relacionamento”.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Verdemar