Nos últimos dias, o Grupo Big iniciou o processo de substituição da loja o Walmart do Jardim Goiás, em Goiânia, que passará a ostentar um "B" gigante na fachada, logo da nova marca da unidade: Big. A pintura da fachada começou na semana passada. É o fim da presença da rede americana no País, que vai embora após 24 anos, e tinha pouco mais de 50 lojas em operação. O Grupo Big, criado em 1995, opera com 550 unidades e mais de 50 mil funcionários, em 18 Estados brasileiros e o Distrito Federal, com sete bandeiras: Big, Big Bompreço, Super Bompreço, Nacional, Maxxi Atacado, Sam's Club e TodoDia, além de postos de combustíveis e farmácias. A companhia afirma ser o terceiro maior grupo de varejo alimentar do Brasil.
De fato, a aquisição ocorreu há um ano. O fundo de investimentos norte-americano Advent International, que fazia parte do negócio com participação minoritária, comprou 80% da operação e optou por trocar as bandeiras. Apesar de deixar fisicamente o País, o Walmart mantém 20% do negócio. Em 18 meses, o grupo quer investir R$ 1,2 bilhão e focar nos formatos atacarejo, também opção dos rivais Carrefour Brasil e GPA, e clube de compras. O fundo vai manter as marcas Maxxi Atacado e Sam?s Club.
A troca da marca, aponta mercado, se dará também por uma questão econÒmica. Para usar a bandeira da gigante norte-americana Walmart, apenas pelo uso do nome, a empresa precisa pagar royalties mensais de 0,7% das vendas. Com a mudança, essa obrigação é anulada. "A empresa optou por marcas que resgatam o vínculo emocional com os consumidores", registrou em comunicado.
"BIG é uma marca forte no Sul do País e bem avaliada no Sudeste, assim como Bompreço, amplamente reconhecido no Nordeste, e contam com elementos importantes de afetividade que queremos resgatar. Por isso, definimos para a nossa rede de hipermercados da região o nome BIG, que reforça o nosso respeito por uma das principais marcas do varejo brasileiro. No Sul, Sudeste e Centro-Oeste, os hipermercados passam a ser BIG e no Nordeste, BIG Bompreço", afirma Jorge Herzog, diretor executivo de Hipermercado do Grupo Big.
O grupo vai trocar as marcas na medida em que reforma dos hipermercados - o que deve encerrar em meados de 2020, quando prevê ter migrado 100 lojas. Em Goiânia, o Walmart também teve operação na Avenida Independência, no Centro. Loja foi fechada há alguns anos e ponto não foi mais ocupado. O Grupo Big não se manifestou sobre abertura de novas unidades - inclusive esta reabertura.
A marca Sam's Club não sofre mudanças e terá ampliação de dez novas lojas em doze meses. "Esse movimento faz parte do projeto de conversão de hipermercados em Maxxi Atacado e Sam?s Club", informou o grupo. A Walmart Brasil registrou prejuízo nos últimos sete anos de operação no Brasil, com base na avaliação da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS).
"Nosso maior desafio é garantir que o consumidor perceba mudanças efetivas na operação. Lojas reformadas, com novo layout, novos serviços e um incremento de 35% no sortimento de produtos, incluindo o crescimento de itens regionais. Acreditamos que, com essas mudanças, o consumidor perceberá que de fato esse é um novo momento da organização" conclui Herzog.
Operações no Brasil do Grupo Big, resultado da incorporação de negócios com diferentes marcas, regiões, canais e formatos.
- Maxxi Atacado: atacarejo no Sul, Sudeste e Nordeste (2005). Já teve operação em Aparecida de Goiânia, onde hoje opera loja do Tatico (Papilon Park).
- Sam?s Club: clube de compras em todo o Brasil (1995)
- TodoDia: supermercado de bairro no Sul, Sudeste e Nordeste (2001)
- BIG: hipermercado na região Sul (2005)
- Hiper Bompreço: hipermercado na região Nordeste (2004)
- Bompreço: supermercado na região Nordeste (2004)
- Mercadorama: supermercado no Paraná (2005)
- Nacional: supermercado no Rio Grande do Sul e Santa Catarina (2005)
Fonte: Goiânia Empresas