A rede Lopes Supermercados investiu na renovação da marca, no reposicionamento de mercado - com a ampliação dos canais de relacionamento por meio de vendas online e por aplicativos - além da modernização em sua operação. Como parte desse processo, há dois anos, a cadeia varejista, que atende 20 milhões de consumidores por ano em lojas localizadas nas cidades da grande São Paulo e de Sorocaba, firmou parceria com a GreenYellow, companhia especializada em Eficiência Energética e em Energia Solar, que contempla ações para a gestão inteligente e redução do consumo energético dos estabelecimentos, bem como o monitoramento de energia.
No período de um ano (entre agosto de 2017 até agosto de 2018) foi concluída a implantação do projeto em 25 das 30 lojas do grupo, uma vez que cinco delas haviam sido recém-construídas e já contavam com os conceitos de economia de energia.
Nas lojas, foi realizada uma série de medidas, como:
Modernização da iluminação com novo projeto luminotécnico, que proporciona melhor dimensionamento e aproveitamento da luz;
Fechamento dos balcões refrigerados, responsável por aumentar a eficiência do sistema de frio;
Automação do ar-condicionado, refrigeração e iluminação, visando garantir melhor performance de todo o conjunto, e medição setorial, que permitiu à rede de supermercados aplicar uma medição setorial e, com isso, ter o controle do consumo exato de energia dos lojistas. Antes, o sistema utilizado era o de rateio geral do valor.
Além do processo de retrofit realizado nas unidades, algumas mudanças foram implantadas na operação. Segundo o conselheiro da rede, Marcio Barros, devido à automatização e à modernização dos equipamentos, houve economia média de 30% no consumo de energia.
"Tivemos uma preocupação genuína com a devida utilização dos recursos energéticos. A rede Lopes já contava com painéis fotovoltaicos instalados, que captam energia solar e geram aproximadamente 10 mil KWh/mês. O passo seguinte foi firmar uma parceria com a GreenYellow, que realizou o projeto de eficiência e implementou o monitoramento remoto da rede. Além disso, é importante ressaltar que a implantação do projeto foi muito rápida e sem impacto para a operação nas lojas", afirma Barros.
De acordo com o diretor presidente da GreenYellow no Brasil, Pierre-Yves Mourgue, o trabalho realizado junto ao cliente foi um sucesso, visto que ele estava ciente da importância desse tipo de mudança nos processos e desejava essa transformação.
"A rede Lopes nos deu a abertura necessária para trabalharmos e isso foi fundamental para o êxito do projeto. Além disso, é um cliente que tem nos ajudado a compreender as dificuldades que enfrentam os varejistas. Com nossa ampla experiência junto ao segmento, temos desenvolvido cada vez mais projetos com excelência, a fim de atingir os objetivos estabelecidos", destaca o executivo.
Fonte: SuperVarejo