Moradores do Rio seguem buscando água mineral nos supermercados do Rio. Esta segunda-feira (27) é o quinto dia com tratamento de carvão ativado na Estação do Guandu. Em alguns estabelecimentos, as vendas aumentaram 150%.
O dado foi confirmado pela Associação dos Supermercados do Estado do Rio de Janeiro, que confirmou o aumento nas vendas ao longo do mês. Alguns locais, inclusive, tiveram que buscar outros fornecedores em estados vizinhos.
Em um supermercado na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, vários clientes aproveitaram para encher o carrinho.
"Tem alguns horários que tem água. A gente encontra em um preço mais caro, mas tem, e de vez em quando, você roda pela região e tem caminhão parado", afirmou um consumidor.
No Leblon, na Zona Sul, um estabelecimento determinou limites para a quantidade de garrafas que cada cliente pode levar.
Na cozinha de um restaurante na Tijuca, na Zona Norte, as tarefas passaram a ser feitas com água mineral.
"A mudança é que a gente não tinha um custo de comprar agua mineral e agora está tendo. Por semana estamos gastando R$ 90 a mais do que normalmente", destacou Jorge Soares, sócio do restaurante.
Desde o início do ano, moradores de diferentes bairros do Grande Rio relatam que a água das torneiras chega com cheiro e gosto de terra.
A Cedae informou tratar-se da geosmina, uma enzima produzida por cianobactérias, mas assegurou que o fenÒmeno não afetou a potabilidade da água.
Fonte: G1