Anunciada em agosto do ano passado, a troca da bandeira Walmart pela bandeira Big começa a acontecer em Minas Gerais. Patos de Minas, no Alto Paranaíba, passa pela mudança hoje, 3 de março.
O Grupo Big segue o seu plano nacional de reestruturação das lojas e em Minas Gerais ainda passarão pelo processo as unidades de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), Uberlândia e Uberaba, no Triângulo.
Diferentemente dessas, a unidade Walmart de Belo Horizonte, que fica na região da Pampulha, será transformada na segunda loja do clube de compras Sam’s Club em Minas Gerais. A escolha região para a segunda unidade – a primeira fica em Contagem – é uma forma de atender melhor os municípios da região metropolitana, especialmente os do Vetor Norte.
O investimento no Estado não foi divulgado. No Brasil como um todo é estimado em R$ 1,2 bilhão até dezembro deste ano. Até julho de 2020, todas as lojas Walmart serão transformadas e passarão a adotar a bandeira Big.
Ao finalizar amplas pesquisas e análises para escolha da bandeira das lojas, o Grupo Big optou por marcas regionais que resgatam o vínculo emocional com os consumidores. Além das novas marcas – Big, nas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste; e Big Bompreço, no Nordeste -, a iniciativa inclui a transformação das lojas, que não fica restrito ao formato hipermercado. O movimento também prevê maior foco e investimentos em cash & carry, com o Maxxi Atacado, e clube de compras, com o Sam’s Club.
A reestruturação da companhia pretende ir além das novas bandeiras, com lojas reformadas, novo layout, novos serviços e um incremento de 30% no sortimento de produtos. A expectativa é de que o número de colaboradores cresça 20% em relação à bandeira Walmart. O objetivo é oferecer um serviço diferenciado aos clientes, com, por exemplo, uma equipe especializada em perecíveis.
Presente no País desde 1995, o Grupo Big, ex-Walmart Brasil, opera hoje com cerca de 550 lojas e 50 mil funcionários em 18 estados brasileiros, além do Distrito Federal. São sete bandeiras entre hipermercados (Big e Big Bompreço), supermercados (Bompreço e Nacional), atacado (Maxxi Atacado), clube de compras (Sam’s Club) e lojas de vizinhança (TodoDia), além de postos de combustíveis e farmácias.
O Grupo é o terceiro maior conglomerado de varejo alimentar do Brasil. Em julho de 2018, a Advent International anunciou a aquisição de 80% da operação Walmart Brasil. O Walmart Inc. mantém uma participação de 20% na empresa.
Fonte: Diário do Comércio