"Existe uma lenda de que, para se fazer uma boa mesa de queijos e vinhos é preciso investir alto. É claro que há produtos mais requintados, que terão um custo mais elevado. Mas, com um pouco de criatividade e algum conhecimento, também é possível fazer bonito gastando pouco", afirma Renato.
Para uma boa seleção de queijos, Renato recomenda que seja feita uma mescla entre aqueles de sabor mais forte, os médios e os de gosto suave. Para quem não tem muito para investir, provolone, queijo fresco curado, bola, gouda e brie compõem uma boa seleção. Um bom cream-cheese e torradas também podem compor a lista. Nesse caso, há vinhos com excelente custo-benefício que podem harmonizar muito bem. Entre eles, o tinto português Monte das Cepas vai bem com provolone, e o merlot-malbec argentino Estancia Mendoza harmoniza com o tipo bola.
Já para quem pode investir um pouco mais, Renato recomenda uma seleção de queijos que inclui parmesão, gorgonzola, provolone, gouda e gruyere, sempre com torradas para acompanhar. Em relação aos vinhos, o chileno Aromo Carmenere é uma boa opção para acompanhar o parmesão. Já o merlot Santa Rita 120 combina bem com o gouda.
Na opção mais sofisticada, os queijos brie, gouda, provolone, parmesão, gorgonzola e emental somam-se a um bom fondue para esquentar a celebração. As torradas sempre acompanham. Entre os vinhos sugeridos estão o chardonnay italiano Villa Mura Sartori, que vai bem com o brie, e o Tenuta del Sarto Amarone, também da Itália, para harmonizar com o gorgonzola.
Em relação aos vinhos, em geral, o consumo é de meia garrafa por pessoa. No caso dos queijos, as porções variam de acordo com a preferência. "Buscamos manter especialistas em nossas lojas para orientar os clientes na busca dos melhores produtos, de acordo com suas necessidades e possibilidades. Estamos prontos para auxiliar os namorados a terem uma noite de queijos e vinhos memorável", garante Renato.
Prezunic
A primeira unidade do Prezunic foi aberta em 2002. A rede de supermercados atua no Estado do Rio de Janeiro, com um Centro de Distribuição e 30 lojas distribuídas entre a capital, Região Metropolitana e Baixada Fluminense, empregando cerca de 6 mil pessoas diretamente. Em 2011, a empresa passou a integrar a Cencosud, um dos maiores varejistas da América Latina, com mais de 50 anos de expertise no setor.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Prezunic