O que tudo indica é que a transformação digital chegou de vez! O isolamento social ocasionado pela pandemia acelerou a venda e o consumo de produtos nos canais digitais, revelando um novo modelo de consumo. Empresas que operavam apenas no offline tiveram que se reinventar e migrar para as plataformas online. Para quem já estava lá, o momento foi de posicionamento e de um aumento expressivo nas vendas. Para o supermercadista Grupo Koch, que tem produtos do varejo à venda no site do SuperKoch, os números do e-commerce já registram um aumento de 200%.
Segundo dados Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o Brasil registrou um aumento médio de 400% no número de lojas que abriram o comércio eletrônico por mês durante o período da quarentena. O levantamento indicou que mais de 100 mil lojas já aderiram às vendas pela internet e os setores que estão em alta são os da moda, alimentos e serviços. No setor supermercadista as vendas online cresceram 38,92%.
O Gerente de Marketing do Grupo Koch, Jeralci Barcellos, destaca que além do aumento de 200% nas vendas por e-commerce desde o início da pandemia, 70% dos clientes que compraram pelo site compraram mais de uma vez. Em relação ao mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 357%. "Os números são reveladores e positivos, mostram um novo cenário de consumo. Nós já estávamos prontos no canal de vendas online, com a chegada da pandemia tivemos esse aumento e aplicamos melhorias conforme as demandas iam surgindo. Tivemos a adaptação da ferramenta de compra para o atendimento em multilojas, como fizemos recentemente com a loja de Itajaí", comenta Barcellos.
Os benefícios da compra na loja online
O principal benefício de fazer o supermercado pelo site é a praticidade de não sair de casa, destacando a garantia de mais tempo no dia e mais segurança. Um outro destaque é a garantia de produtos bem selecionados e de acordo com a solicitação do cliente. "O envio de carnes é de acordo com o corte que o cliente, os hortifrutis são super selecionados, a entrega é feita na porta do cliente, com a opção de não ter contato próximo entre o entregador e cliente, promoções exclusivas, opções de parcelamento e frete grátis na primeira compra. As compras acima de R$ 350 também tem frete gratuito", detalha Barcellos.
O Grupo Koch tem destinado grande atenção a este canal, para poder atender aquele cliente que não quer sair de casa ou que busca comodidade. "Nosso intuito é sempre atender nosso cliente da melhor forma, independente da forma que ele escolher ser atendido, seja em nossas lojas físicas ou na loja virtual", enfatiza o presidente do Grupo Koch, José Koch.
Atuação e expansão para novas cidades
Atualmente, o serviço de compras online e entrega domiciliar está disponível para clientes das cidades de Tijucas, Porto Belo, Itapema, Balneário Camboriú, Camboriú e Itajaí. Contudo, o Grupo está trabalhando na expansão deste serviço e em breve liberará o serviço para as unidades de Navegantes e Penha. "Em Itajaí, a cidade mais recente habilitada, tínhamos uma demanda inicial prevista e ela já dobrou", explana Barcellos.
Grupo Koch
O Grupo Koch está presente em 15 diferentes cidades da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Região Norte de Santa Catarina, e possui 29 lojas entre atacado e varejo, conhecidos como Komprão e SuperKoch. Com 26 anos de história, recentemente o Grupo Koch entrou para o ranking entre os 20 maiores do setor supermercadista no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
Fonte: Assessoria de Comunicação do Grupo Koch