Que a pandemia tem influenciado diariamente nos hábitos de consumo dos brasileiros já era de se esperar, agora, de acordo com o estudo realizado pela ValeCard - empresa de meios de pagamento eletrônicos que inclui os números de transações realizadas com os cartões de vale-alimentação em todo o País –, as compras nos supermercados caíram 0,78% nos meses de março para abril, e 30,43%, de abril para maio. A primeira quinzena de junho também sentiu o reflexo dessa queda na quantidade de transações (número de vezes que os cartões foram utilizados) de 3,56% comparado a maio.
Por outro lado, no mesmo período, a média de gastos registrados pelos cupons – calculados com base nas transações realizadas na primeira quinzena – cresceu 17,36% em abril e se manteve estável no mês de maio. Sendo assim, os dados apontam que, a partir de março, os consumidores diminuíram suas idas aos supermercados, ao mesmo tempo em que passaram a gastar mais ao sair para fazer suas compras.
Redução de idas aos restaurantes refletiu no aumento do delivery
A ValeCard também divulgou os números referentes às transações realizadas por meio dos cartões de vale-refeição, aceitos em restaurantes e lanchonetes.
Como era de se imaginar, devido ao isolamento, o número de transações caiu nos dois períodos: de março para abril (-47,31%) e de abril para maio (-26,31%). Mas o ticket médio cresceu 71,08% em abril em relação a março (de 50,39 para 86,21) e 4,94% em maio, na comparação com abril (de 86,21 para 90,47).
Isso indica que entre os meses de março e maio, os brasileiros frequentaram menos restaurantes, mas nem por isso diminuíram os gastos, por exemplo, com as entregas de refeições por delivery.
Fonte: Super Varejo