A rede internacional de supermercados Dia deixará o Rio Grande do Sul, onde chegou em 2011. Uma leva de lojas já foi fechada e outras terão as atividades encerradas ainda em setembro. Segundo o presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio de Porto Alegre (Sindec), Nilton Neco, são 70 lojas no total, e 753 funcionários estão sendo demitidos.
- Negociamos seis meses de plano de saúde, cesta básica e inscrição em um site de empregos para os funcionários das lojas aqui na região. Agora, farão um acordo coletivo nos mesmos moldes para todo o Estado - detalha Neco.
O Dia chegou a ter mais de 80 supermercados no RS, operando com lojas próprias e franquias. A empresa apostava em operações mais enxutas e preço baixo para ser um mercado de bairro. Para o consumidor gaúcho, desenvolveu cerca de 30 produtos de marca própria. Tem um centro de pesquisa em Novo Hamburgo e um centro de distribuição em Nova Santa Rita. A coluna pediu detalhes da decisão para a empresa, mas não obteve retorno até o fechamento da edição. No ano passado, o Dia foi comprado por um fundo de investimentos russo, mas manteve a sede global na Espanha. Ainda em fevereiro de 2020, com 900 lojas, mudou a presidência no Brasil e pretendia fazer uma reestruturação. Em 2019, tinha fechado 300 pontos de venda.
Fonte: Zero Hora