Após atingir, há cerca de um mês, o número de 40 lojas no Estado, o Mart Minas Atacado e Varejo, com sede em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), pretende abrir outras 10 unidades no ano que vem. Ao todo foram quatro unidades inauguradas neste exercício, mesmo diante do cenário desafiador imposto pela crise do novo coronavírus.
As informações são do diretor Comercial e Marketing do Supermercado, Filipe Martins. Segundo ele, as quatro lojas de 2020 foram abertas em São João delRei, Patos de Minas, Uberlândia e João Monlevade. Já as do próximo exercício não tiveram as localidades reveladas.
Com a expansão, a rede que possui quase 20 anos de atuação no atacado e varejo de alimentos e vai atingir o número de 50 lojas em Minas Gerais em 2021. Em 2017, havia estipulado a meta de chegar às 40 unidades em 2020, o que foi cumprido no mês passado com a abertura da 40ª loja em João Monlevade - a primeira da cidade, com 5.250 metros de área de venda, 25 checkouts e estacionamento com cerca de 400 vagas.
Como é próprio do formato de atacarejo, a loja visa atender clientes como donos de bares, pizzarias, padarias, hotéis, além de consumidores finais. Para isso, o sortimento é composto de 10 mil de opções em produtos, de mercearia, bomboniere, bebidas, higiene e beleza, limpeza, frios e laticínios e a linha de hortifrutigranjeiros em geral.
Justamente pelo atendimento destes segmentos, conforme o diretor, que a empresa amargou alguns impactos em relação à pandemia.
"Além de atender o consumidor final, também atendemos o pequeno comerciante e com o fechamento dos bares, restaurantes, pizzarias, etc. Por isso, tivemos perdas de faturamento em algumas categorias de produtos, em função das medidas de distanciamento social adotadas em todo o Estado. Mas agora o ritmo de vendas já está voltando ao normal", disse.
Faturamento
Em termos de desempenho, em 2019, o Mart Minas registrou faturamento de R$ 3,521 bilhões, segundo o ranking da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). Com o resultado, a rede saiu do décimo terceiro lugar em 2019 para décimo em 2020.
Para este ano, conforme Martins, a previsão é crescer 30% em relação a 2019. Se isso se confirmar, a rede alcançará as cifras de R$ 4,577 bilhões de faturamento.
Fonte: Diário do Comércio