Como forma de potencializar ainda mais os seus negócios, recentemente a Coop Cooperativa de Consumo anunciou a revitalização da sua marca, por meio de uma nova identidade verbal e visual, além de lançar o Sempre Coop, nova plataforma de relacionamento criada para oferecer maior conveniência às experiências de compra dos cooperados, principalmente nesta pandemia.
Desenvolvido pela área de marketing da empresa, em conjunto com a Interbrand, o estudo de branding foi iniciado em agosto de 2019 e procurou focar na necessidade de desmembramento da companhia e na nova identidade para os atuais negócios - supermercado e drogaria. Além disso, a rede procura, com essa medida, reforçar o seu posicionamento como um varejo colaborativo que ajuda o seu cooperado e o cliente a resolverem tudo num só lugar.
Seguindo o planejamento estratégico da Coop, fica cada vez mais clara a necessidade do desmembramento dos negócios atuais - supermercado e drogaria - e outros que virão. Por isso, foi necessário o redesign do logo e alterações nas cores para melhor identificação de cada um, explica Susana Souza, gerente de Marketing.
A marca corporativa - master brand também passou por atualização com o objetivo de oferecer maior modernidade para acompanhar as mudanças de mercado e evolução dos consumidores, além dos efeitos causados pelo coronavírus. O contexto da pandemia e os novos sentimentos dos consumidores deram ainda mais importância para estas necessidades. A cooperação é passado, presente e futuro para a Coop e a nova marca inaugura um momento de novas possibilidades para todos", esclarece Rodrigo Marques, diretor de estratégia da Interbrand.
No caso das marcas dos negócios - Coop Supermercado e Coop Drogaria foram destacados o seu protagonismo ao dar mais clareza a cada um deles por meio de cores próprias, mantendo apenas o azul como fio condutor, e trazendo o descritivo dos negócios (supermercado e drogaria) para as logomarcas, como forma de facilitar a identificação e reafirmar que a Coop é para todos.
O supermercado ganhou a cor laranja (cor quente que traz a personalidade calorosa da marca) e a drogaria a predominância da cor verde (um novo frescor para a marca, mais ligada à saúde e bem-estar). As demais marcas, como: Coop Retira, Coop Entrega, Sempre Coop, Coop Facilita, Revista Coop, Oi Coop e Coop faz Bem também terão identidades próprias.
Novo aplicativo: Sempre Coop
Seguindo a onda de necessidade de transformação digital, impulsionada ainda mais pela pandemia, a Coop lançou também o Sempre Coop, com duas frentes de ofertas principais: os tabloides, que comunicam as promoções regulares nos variados setores da Coop, e as promoções personalizadas, pautadas no histórico de compra do cooperado.
Ele também oferecerá a opção de compras pelo Coop Retira onde é possível selecionar os produtos e agendar um horário para retirá-los em uma das unidades -, e outros benefícios, como as campanhas de relacionamento com os cupons de desconto, consulta do retorno das sobras, endereços de todas as unidades, inclusive das drogarias certificadas a atender pelo programa Farmácia Popular e consultas à programação da Blitz da Saúde - um serviço que realiza os procedimentos gratuitos de medição de glicemia e aferição da pressão arterial.
Transformação digital não é apenas agregar novas tecnologias aos nossos processos, e sim reformular a própria forma de trabalho, usando estas tecnologias. É uma mudança de cultura, o desenvolvimento de novas habilidades e o repensar de todo o negócio. É usar a tecnologia para estarmos mais próximos do cooperado e cliente, reduzindo os pontos de atrito e atendendo suas expectativas, além de melhorar sua experiência no relacionamento conosco, defende Marcio Valle, presidente executivo da Coop.
Fonte: Super Varejo