Mesmo com a pandemia, o Koch supermercados, uma das maiores redes de Santa Catarina, conquistou um crescimento de 48% no primeiro semestre deste ano. E grande parte desses bons resultados se deve ao trabalho de prevenção de perdas que o grupo realiza para rentabilizar seu lucro. O trabalho foi feito com o apoio da Gunnerbo, empresa suiça que fornece no Brasil equipamentos de proteção eletrônica para o varejo e soluções de tecnologia para performance.
E além desse crescimento, o Koch também contou com a multinacional para reduzir o seu índice de falta de registros de mercadorias, nos últimos seis meses. Esta diminuição nas perdas não identificadas (inventário) dos itens como leite e cerveja chegou a 76%, após a implantação do Gatecash, ferramenta de monitoramento que atua integrada ao software de automação comercial da varejista e reúne as imagens.
“Sem sombra de dúvida, o Gatecash, além de ser um sistema eficiente na identificação de erros dos operadores de caixa, promove uma ostensividade muito grande junto à equipe da frente de caixa, pois ela sabe que está sendo monitorada via sistema CFTV, além do áudio e registros efetuados no PDV”, explica Alessandro Ziebell, gerente executivo de Prevenção de Perdas do Koch.
O projeto piloto da Gunnebo foi instalado na unidade da rede de Itapema, litoral catarinense, e segundo Ziebell, entre os produtos que mais registravam perdas no PDV estavam as cervejas em latas, de 350 ml e 473 ml; a cerveja Long Neck; o leite longa vida, caixas de hambúrguer e steak, água mineral e sacos de carvão. “Na identificação das faltas de registros destes itens, podemos destacar que 80% foram por pura falta de atenção dos operadores de caixa, e 20% por fraudes, quando alguns deles atenderam seus familiares e conhecidos”, afirma.
Além dos treinamentos, o plano estratégico de prevenção de perdas do Koch supermercados também prevê a revisão dos processos operacionais, que buscam identificar aqueles que mais geram riscos de perdas, como o recebimento de mercadorias e a frente de caixa, e inclui o investimento cada vez maior na adoção de tecnologia para promover o adequado controle das operações, como por exemplo, o uso do CFTV com inteligência embarcada, sistema de gestão, Gatecash e Business Intelligence.
Agora, os próximos passos da varejista é implantar o Gatecash em outras unidades, incluindo seu atacarejo, onde a perda no PDV é maior em função da venda de grandes volumes de mercadorias, e até o final deste ano, concluir a inauguração de cinco novas lojas, entre atacado e varejo. Para estes casos, o investimento foi de R$ 100 milhões e outros R$ 30 milhões serão investidos na construção do novo Centro de Distribuição.
Fonte: Super Varejo