A pandemia apenas reforçou a tendência da saudabilidade, a preocupação com a qualidade de vida e o bem-estar. De olho nessa mudança de comportamento, a rede Savegnago, localizada no interior de São Paulo, fez diversas adequações para aquecer as vendas das categorias relacionadas. “Os produtos saudáveis vêm crescendo em faturamento acima de dois dígitos, anualmente. Alguns itens chegam a registrar crescimento acima de 40%”, afirma Marcos Leite, gerente de trade marketing da rede.
Ele pondera que há cerca de três ou quatro anos, mal existia um espaço dedicado e com uma comunicação personalizada para destacar os produtos saudáveis. “Hoje, na concepção do layout da loja, essas áreas são estratégicas, criamos espaços e experiências diferentes, por exemplo, nos hortifrútis e laticínios”, comenta.
A rede faz a exposição de produtos agrupada, incluindo itens como os alimentos diet/zero, sem glúten, sem lactose, integrais, granolas, cereais e bebidas de vegetais. “As categorias de perecíveis vêm ganhando cada vez mais espaço, a exemplo dos orgânicos no hortifrúti”, diz.
Também há pontos extras espalhados pelas lojas, assim como ações de cross merchandising recorrentes.
E as estratégias para elevar as vendas dessas categorias vão muito além da exposição. Como ação especial, o Savegnago trabalha em parceria com nutricionistas no programa Nutriação, que fornece orientações especiais aos consumidores para auxiliá-los no momento das compras.
“No projeto, esclarecemos dúvidas e levamos informações de produtos associados a uma alimentação saudável”, conta Leite.
A rede ainda tem, no calendário promocional anual, dois momentos em que são trabalhadas as categorias com apelo à saudabilidade, com comunicações, mídias em tabloide e digital, ofertas em produtos e outras ações, todas com esse foco.
Fonte: Super Varejo