A bandeira Spani Atacadista do Comercial Zaragoza vai avançar por 2022 cumprindo novos planos de expansão
Fundada por Cléber Gomez, o Grupo Comercial Zaragoza iniciou suas atividades em 2003. Na época, contava com duas unidades de varejo com a bandeira Villarreal Supermercados e, logo em seguida, abriu duas lojas na bandeira Spani Atacadista, sendo este o ponto de partida de um grupo que, atualmente, tem papel de protagonismo no setor supermercadista, estando listado na 15ª posição no Ranking ABRAS.
Hoje, o Grupo Zaragoza segue com as mesmas bandeiras, o Spani Atacadista, no segmento de atacarejo, e Villarreal Supermercados, em varejo. Inicialmente, a empresa focou a abertura de lojas nas cidades ligadas pelo corredor da via Dutra, em São Paulo, nas cidades do Vale do Paraíba Paulista e Fluminense, além das regiões do Alto Tietê, Bragantina e no Litoral Norte de São Paulo.
Até o momento, o grupo conta com 32 lojas da bandeira Spani Atacadista e quatro do Villarreal Supermercados. Mas a companhia, diante da magnitude conquistada, logicamente, não quer parar por aí. O atual plano de expansão prevê um aporte de R$ 350 milhões para a abertura de oito novas unidades do Spani Atacadista em cidades do Estado de São Paulo. Além disso, a empresa também planeja investimentos em suas operações digitais, iniciadas no ano passado, como processo de adaptação aos impactos gerados pela pandemia da covid-19. Nesta entrevista concedida à SuperHiper, o diretor Comercial do Grupo Zaragoza, Flavio Almeida, deu mais detalhes das atuais e futuras apostas do grupo.
Quais são os números atuais da companhia, considerando a receita movimentada, quantidade de lojas operadas e funcionários?
De acordo com o plano de expansão, a previsão de faturamento para 2021 é de R$ 4,5 bilhões, contra os R$ 3,3 bilhões realizados em 2020. Em relação à criação de vagas de trabalho, as novas lojas devem gerar mais de 1.800 empregos diretos e fazer com que o grupo passe a contar com mais de 7.000 colaboradores.
Uma das bandeiras operadas pelo grupo é a Villarreal, criada no início dos anos 2000. Quais as principais características desta rede, seus pontos fortes e como está o desempenho desta bandeira?
Com a missão de oferecer as melhores marcas, com produtos exclusivos aliados a um serviço diferenciado, a rede Villarreal Supermercados conta com quatro unidades, sendo trê em São José dos Campos e uma em Cruzeiro. O desempenho da loja está em 10% de crescimento comparado ao ano de 2020.
E quais os planos e projetos para o Villarreal neste e para os próximos anos?
Não temos nada anunciado para a bandeira em termos de lojas físicas, mas está programado ainda para esse ano um investimento no seu e-commerce.
Outra bandeira de muito sucesso é o Spani Atacadista, que já se tornou referência no segmento de atacarejo. Como foi o desempenho desta bandeira em 2020 e quais as perspectivas para este ano? Além disso, qual é a filosofia empregada em sua gestão?
O Grupo Zaragoza optou em investir no atacarejo. Com lojas modernas e abastecidas com várias opções de preços para produtos de qualidade, o atacarejo ganhou a preferência do pequeno varejista e também do consumidor final. Atualmente, a carteira de clientes da bandeira do Spani Atacadista é composta por 60% de clientes Pessoa Física e 40% de Pessoa Jurídica. Após os primeiros anos de atividade e a consolidação da marca e do modelo de negócio nas regiões do Vale do Paraíba, Sul Fluminense, Bragantina e Alto Tietê, o grupo, em 2017, iniciou a expansão para a capital, Grande São Paulo e o restante do interior do Estado e São Paulo. Desde o início de suas operações, o grupo se caracterizou por uma administração de crescimento responsável e sustentável, justamente para enfrentar momentos de oscilações da economia do país. Investimentos bem calculados em logística, em capacitação de pessoal e de boas negociações com fornecedores colaboram para que o grupo consiga planejar os anos seguintes e também para aproveitar as oportunidades de expansão quando elas surgem. Além disso, o grupo mantém um estreito relacionamento com as comunidades em que atua, tendo plena consciência que, ao inaugurar uma nova unidade, automaticamente a empresa passa a fazer parte da vida, do cotidiano de toda a comunidade. Por isso, estreitar este relacionamento faz parte da política de atuação do Grupo Zaragoza. A equipe administrativa de cada unidade tem como missão identificar as entidades e fazer o possível para colaborar em suas ações em prol da cidade. O crescimento do Spani em 2020, comparado a 2019, foi de 26% e a parcial de 2021 comparado a 2020 é de 23%. Com as novas inaugurações a meta é crescer 35%.
Quais os planos para 2021 relacionados ao Spani, em termos de expansão e melhorias diversas?
O Grupo Zaragoza anunciou no início desse ano um investimento da ordem de R$ 350 milhões para a abertura de oito novas unidades do Spani Atacadista em cidades do Estado de São Paulo. O anúncio faz parte da continuidade do Plano de Expansão da empresa, iniciado em 2017, e prevê que, até o final deste ano, o grupo passe das atuais 37 para 45 lojas em operação. Com os estudos de implementados já adiantados, o grupo deve divulgar em breve as cidades que irão receber as novas unidades. De acordo com o diretor-presidente do Grupo Zaragoza, Cléber Gomez, o crescimento da bandeira Spani Atacadista é o resultado de uma estratégia de expansão responsável e sustentável, com investimentos bem calculados em estudos de mercado, logística, em capacitação de pessoal, de boas negociações com fornecedores, além do aproveitamento de possíveis oportunidades de negócios que possam surgir ao longo do ano.
Por causa da pandemia, a companhia antecipou sua entrada no e-commerce. Como foi este processo e como está o atual desempenho?
O jeito de fazer compras mudou bastante nos últimos meses e, cada vez mais, as pessoas buscam praticidade, agilidade e comodidade na hora de fazer as compras de casa. De acordo com uma pesquisa realizada pela Ebit/Nielsen, o setor que mais ganhou novos clientes no comércio eletrônico foi o de autosserviço, que inclui a venda de alimentos, com 31% de novos consumidores entre março e abril, comparado ao mesmo período do ano anterior, quando as vendas foram de apenas 16%. A partir disso, a rede Spani Atacadista e Villarreal Supermercados buscando atender essa necessidade e demanda crescente, lançou no ano passado, o serviço de e-commerce pelo site e também por aplicativo. Os serviços disponíveis na plataforma são a entrega agendada (delivery) e o compre e retire (drive-thru). E para esse ano, ainda vamos implementar uma ferramenta exclusiva B2B.
Por falar em pandemia, quais os desafios que a empresa tem enfrentado e quais os aprendizados obtidos que resultarão em melhorias?
Aprendendo todo dia, pois a cada período uma novidade, mas buscando sempre, em primeiro lugar, a segurança dos nossos colaboradores e de nossos clientes. Imaginamos que a segurança a proteção de nosso time e de todos que frequentam a nossa loja seja um grande legado. Outro ponto que destacamos foi a agilidade nas decisões e implementações, a pandemia nos mostrou que é possível corrigir a rota numa velocidade maior do que o mercado estava acostumado.
Redação SuperHiper