Cencosud Brasil busca IPO para fusões, expansão orgânica e do e-commerce

Leia em 2min 40s

O grupo chileno Cencosud é uma das maiores redes varejistas da América Latina, com presença no Chile, Argentina, Brasil, Colômbia e Peru

 

A Cencosud Brasil Comercial, do grupo varejista chileno Cencosud, protocolou na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) minuta de prospecto preliminar para a realização de oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês). A oferta será apenas de ações primárias (novos papéis) ordinárias.

 

O IPO será realizado no Brasil, por meio da instrução nº 400 da CVM, com esforços de colocação no exterior. Os bancos coordenadores são Itaú BBA, Bank of America, J.P. Morgan, Bradesco BBI e Santander.

Conforme o documento, os recursos líquidos provenientes da oferta serão destinados para realização de potenciais operações de fusões e aquisições (M &A); abertura de novas lojas e reforma de lojas já existentes; e realização de investimentos para alavancar o e-commerce e a plataforma de CRM e logística.

 

No documento, a companhia informa que o Grupo Cencosud começou como um mercado de autosserviço no Chile em 1963 e foi crescendo e se expandido, instalando-se em outros países. Atualmente, é uma das maiores redes varejistas da América Latina, com presença no Chile, Argentina, Brasil, Colômbia e Peru, além de ter um escritório comercial na China.

 

“O grupo reúne supermercados, home centers, lojas de departamento, serviços financeiros e shopping center, e alcançou US$ 14 bilhões de vendas em 2020”, diz a minuta.

 

A rede no Brasil

O Grupo Cencosud começou a atuar no Brasil em 2007, quando adquiriu o GBarbosa, uma das principais redes de supermercados do Nordeste, com mais de 70 lojas nos Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Pernambuco e Sergipe, além de farmácias e lojas de eletrodomésticos.

 

Ainda em 2007, a companhia adquiriu o Mercantil Rodrigues, atacado localizado em Salvador (BA). Em 2010, comprou o Bretas, criado em 1954, no interior de Minas Gerais, que conta com lojas de super/hipermercados e postos de combustíveis nos Estados de Goiás e Minas Gerais. Também em 2010, a Cencosud adquiriu mais um grupo no Nordeste, o grupo Perini, rede de delicatéssens de Salvador.

 

Em 2012, ingressou no mercado do Rio de Janeiro por meio da aquisição da rede de supermercados Prezunic, com unidades no centro e na região metropolitana do Rio de Janeiro.

Em março de 2021, a companhia inaugurou sua primeira unidade SPID35 no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro. A bandeira foi projetada para entregar produtos de conveniência de supermercados na porta de casa em 35 minutos, explica a companhia.

 

“Com planos de expansão para outras cidades brasileiras, SPID35 já é uma realidade no Chile, sede do Grupo Cencosud, desde janeiro de 2021 e também segue em processo de implementação no Peru, Colômbia e Argentina.”

 

Ainda de acordo com a minuta do prospecto preliminar, o Cencosud Brasil teve lucro líquido R$ 39 milhões no segundo trimestre deste ano, ante prejuízo de R$ 30 milhões no mesmo período de 2020. A receita líquida consolidada foi de R$ 2,032 bilhões, praticamente estável (-0,1%) na mesma comparação.

 

Fonte: Por Eulina Oliveira, Valor


Veja também

Com informação sobre alimentos, supermercados podem conquistar mais clientes

Consumidores querem saber mais sobre o valor nutricional do que consomem, o que abre oportunidades para redes do setor ...

Veja mais
Mart Minas se aproxima da sua 50º loja

Rede marcou a data de inauguração do seu novo atacarejo, que disponibilizará aos clientes um amplo ...

Veja mais
Para financiar expansão, Assaí efetiva vendas de lojas próprias

Transação com fundo de investimento traz aporte de peso para o caixa da companhia, que passa a alugar os p...

Veja mais
Grupo Mateus investe R$ 50 milhões em loja em Teixeira de Freitas, na Bahia

O Grupo Mateus com sede no Maranhão, em parceria com o Grupo Brasileiro, sediado na Bahia, iniciou as obras de ma...

Veja mais
Prezunic inicia venda de fraldas de marca própria lançadas pela Cencosud

Linha ZeuKid chega com proposta de unir conforto e qualidade a preços acessíveis   Até os 2 ...

Veja mais
Sustentabilidade e envolvimento com a comunidade são os destaques do balanço social do Grupo Koch

De medidas sustentáveis na construção até uma gestão inteligente no dia a dia. No ano...

Veja mais
Coop lança benefício de olho no bem-estar do associado

Programa formulado pela entidade visa atender cooperados e seus familiares através de pagamentos mensais   ...

Veja mais
Mambo compartilha desafios e projetos com a indústria

Evento Mambo Connect anuncia os trinta e nove anos da rede e detalha as diretrizes para a próxima década c...

Veja mais
Assaí reforça novo conceito em loja de R$ 63 milhões

Unidade com treze mil metros quadrados foi aberta com açougue diferenciado onde colaboradores manuseiam a carne d...

Veja mais