Economia circular une Extra e Unilever

Leia em 4min 40s

Nas estações de reciclagem, cliente entrega suas embalagens e na hora já leva pontos que podem ser trocados por mercadorias na loja

 

Iniciativa do Extra e Unilever – Omo, em parceria com a startup Molécoola, prevê acúmulo de pontos de acordo com o volume de materiais recolhidos para reciclagem e troca do saldo por produtos nas lojas participantes.

O objetivo é oferecer aos clientes uma possibilidade de descarte correto de seus resíduos e contribuir para um menor impacto no meio ambiente.

 

O projeto de economia circular entre as empresas funciona como um programa de fidelidade, no qual o cliente se cadastra, leva os materiais recicláveis até a loja onde há uma estação instalada, ganha pontos de acordo com o peso e o tipo do material descartado e troca esses pontos por produtos e/ou descontos no site e aplicativo Molécoola.

 

A expectativa é que cada estação arrecade, em média, dez toneladas de materiais por mês.

Para participar, o cliente deve baixar o aplicativo da Molécoola ou se cadastrar pelo site (www.molecoola.eco). Depois, é só levar os materiais recicláveis em qualquer uma das estações instaladas nas lojas do Extra.

 

Os materiais devem ser entregues separados por categoria e limpos e, na sequência, são pesados e os pontos correspondentes são creditados imediatamente na conta do consumidor no aplicativo.

Para resgatar o produto ou benefício, o consumidor que tiver pontos suficientes deve checar a disponibilidade diretamente na estação de troca e solicitar o resgate.

 

“Estamos sempre atentos às demandas do consumidor e entendemos que as pessoas estão cada vez mais conscientes de seu impacto e buscando formas de minimizá-lo. Esse projeto, parte de uma parceria forte de muitos anos com a Unilever no tema de sustentabilidade, é uma forma de responder a essa demanda. Nós, como ponto de encontro de milhões de clientes e fornecedores, colocamos nossas unidades a disposição para iniciativas como essa, que faz com que todos juntos, indústria, varejo e consumidor, contribuam para a construção de um futuro mais sustentável”, reforça Mirella Gomiero, Diretora de RH, Tecnologia e Sustentabilidade do GPA, grupo controlador do Extra.

 

“A Unilever está presente em dez de cada dez casas brasileiras, o que nos traz uma grande responsabilidade. Ao impulsionarmos essa grande iniciativa de reciclagem, vamos dar a oportunidade de o consumidor contribuir com o ciclo das embalagens de forma prática e ainda reverter em economia para o bolso dele”, explica Ricardo Zuccollo, vice-presidente da Unilever.

 

Eduardo Campanella, vice-presidente de marketing da Unilever reforça a atuação da marca que estampa a iniciativa, “OMO acredita que a escolha por produtos que atendem as necessidades dos consumidores deve vir acompanhada de impacto positivo no meio ambiente. Como uma das marcas mais queridas e presentes na maioria dos lares brasileiros, OMO se torna uma grande plataforma para ajudar as pessoas a adotarem hábitos mais sustentáveis no dia a dia”.

 

Para acelerar os ciclos do projeto, a Unilever garante ainda mais pontos para os clientes que levarem embalagens dos produtos da empresa para reciclar: uma embalagem do OMO líquido, por exemplo, vale 1.000 pontos e há também vantagens na troca por produtos.

 

Como a ideia é juntar pontos para trocar por produtos e serviços, o cliente pode se informar sobre a quantidade de pontos por cada material reciclável no www.molecoola.eco/ganhe. Como exemplos, cada quilo de latinha de alumínio vale 3.800 pontos, já o quilo do papelão corresponde a 250 pontos, e o quilo de eletroeletrônicos, 1.000 pontos.

 

“O Extra é uma marca que está presente na vida de milhares de brasileiros, com soluções práticas e um portfólio de produtos adequados a todas as ocasiões. Buscamos incentivar práticas sustentáveis e despertar a conscientização para o consumo, além de também tornar a nossa operação cada vez mais sustentável. Com esse projeto, esperamos que nossos consumidores, ao fazerem suas compras, sejam incentivados a repensar suas atitudes e descartar corretamente seus resíduos recicláveis em nossas lojas”, completa Lucas Zanon, Diretor de Operações do Extra Hiper.

 

“Na Molécoola, a gente traz a educação ambiental para o dia a dia do consumidor, que avança na jornada de se tornar mais consciente sobre suas decisões de compra, e em contrapartida oferecemos a certeza de que os recicláveis terão destino 100% correto, além de dar pontos de fidelidade que são trocados por produtos da Unilever, que está empenhada em dar um impulso importante para os consumidores se engajarem na reciclagem”, Rodrigo Jobim, Fundador da Molécoola.

As estações instaladas nas lojas do Extra Hiper funcionam de segunda-feira a sábado das 8h às 16h, com intervalo para almoço das 12h às 13h.

 

Confira o endereço das lojas participantes:

 

·         Interlagos – Av. Sgto Geraldo Santana, 1491

·         Morumbi – Av. Marginal do Rio Pinheiros, 16.741

·         Itaim Bibi – Rua João Cachoeira, 899

·         Aeroporto – Av. Washington Luiz, 5859

·         Jaguaré – Av. Corifeu de Azevedo Marques, 4.160

·         Ricardo Jafet – Av. Dr. Ricardo Jafet, 1501

·         Brigadeiro – Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 2013

·         João Dias – Av. Guido Caloi, 25

·         Raposo Tavares – Av. Marechal Fiuza de Castro (Km 13,5 da rodovia Raposo Tavares)

 

Redação SuperHiper


Veja também

Instituto BRF estende ações do projeto contra a fome e desperdício de comida

“Alimento que Transforma” reforça o poder que tem como ferramenta social para ajudar as pessoas ...

Veja mais
Nescau: bebidas virão sem tampa a partir deste mês

Nestlé abandona mais um item em ofensiva contra o plástico em todos os produtos vendidos em garrafinhas pe...

Veja mais
JBS vai investir U$ 1 bi em sustentabilidade

CEO da companhia afirma que é possível produzir mais e reduzir o impacto ambiental ao mesmo tempo   ...

Veja mais
Unilever vai premiar cliente que reciclar embalagem

O projeto de economia circular funciona por um sistema de acúmulo de pontos com trocas nos locais coleta   ...

Veja mais
PepsiCo lança plataforma de sustentabilidade para toda cadeia

A transformação estratégica de ponta a ponta Pep+ prevê três pilares para sua ado&ccedi...

Veja mais
Reckitt e WWF se unem com ações para sustentabilidade do planeta

Multinacional vai doar R$ 74 mi para preservar habitats de água doce na Amazônia e na Índia   ...

Veja mais
Pandemia acelera consumo de embalagem preferida dos brasileiros

O uso individual do produto disparou no primeiro semestre segundo entidade do setor   A latinha de alumíni...

Veja mais
Ser sustentável é imprescindível

Estudo da EY-Parthenon detalha como anda o cliente neste segundo ano de pandemia   Resultado de um estudo que com...

Veja mais
Tetra Pak ativa economia circular com baixo carbono

Em cinco anos, empresa dobrou taxa de reciclagem de suas embalagens no Brasil e deve zerar as emissões de g&aacut...

Veja mais