Quem são as redes mais sustentáveis dos EUA?

Leia em 2min 50s

Veja quais são os supermercados que mais se destacam em ações ambientais no mercado americano

 

 

Por Renato Müller

 

 

A sustentabilidade se tornou um dos itens mais importantes para a decisão de compra dos consumidores americanos, mesmo diante de uma inflação alta (para o padrão deles) e persistente. Segundo dados da Blue Yonder, 48% dos consumidores aumentaram seu foco em questões de sustentabilidade e 74% compraram pelo menos um item promovido pelo varejo como “sustentável” nos últimos 6 meses. Além disso, 69% se dispõem a pagar mais por itens considerados sustentáveis ou de menor impacto ambiental.

 

É por essa razão que no mundo inteiro há cada vez mais varejistas desenvolvendo estratégias de sustentabilidade e incorporando produtos orgânicos, naturais e de baixo impacto ambiental em seu mix. Outra vertente de investimentos é a retaguarda, com o uso de fontes de energia limpa, melhorias em processos logísticos e redução do desperdício para diminuir a pegada de gás carbônico dos negócios.

 

Com tudo isso em mente, a revista americana Progressive Grocer destacou 10 supermercadistas que se destacam no varejo local por terem questões de sustentabilidade em seu DNA e trabalharem ativamente para reduzir consumo de energia fóssil, diminuir desperdício e impulsionar medidas de reuso de produtos e embalagens. As 10 supermercadistas que mais se destacam nas questões ambientais são:

 

  • Ahold Delhaize: quer diminuir em 37% as emissões de carbono em sua cadeia de suprimentos até 2030, e se tornar net zero até 2050;
  • Aldi: vai reduzir o consumo de 4.400 toneladas de plástico por ano com a eliminação de sacolas plásticas em suas lojas, diminuir em 90% a geração de lixo até 2025 e reduzir em 50% o desperdício de alimentos até 2030;
  • Giant Eagle: comunicou planos de reduzir em 90% o volume de lixo enviado para aterros até 2025, em 50% a emissão de carbono até 2030 e chegar a net zero em 2040;
  • Kroger: está perseguindo obter 100% de materiais recicláveis, reusáveis ou compostáveis nos itens de marca própria até 2030, e ter 100% de frutos do mar de origem sustentável nos próximos anos;
  • Meijer: quer reduzir o desperdício de alimentos em suas lojas em 50% até 2030 e adotar 100% de embalagens recicláveis / reusáveis / compostáveis em seus itens de marca própria até 2025. Também quer cortar em 50% as emissões de gás carbônico nos próximos dois anos;
  • Misfits Market: desde 2018, tem um programa para oferecer aos clientes acesso a produtos de qualidade a preços acessíveis que se baseia na redução de custos – diminuindo desperdício e geração de lixo;
  • Natural Grocers: oferece 21 mil SKUs de produtos naturais e orgânicos em cada loja, com critérios rigorosos de sustentabilidade e segurança ambiental;
  • PCC Community Markets: a rede não vende frutos do mar e peixes vetados pela Seafood Watch e só comercializa café orgânico e de comércio justo;
  • Wegmans: utiliza embalagens plásticas reusáveis para transportar frutos do mar dos fornecedores para as lojas, evitando o uso de isopor;
  • Whole Foods: tem o cuidado com o meio ambiente entre seus valores fundamentais e conta com programas de rastreabilidade para carnes, frutos do mar, ovos e outros itens.
Redação SuperHiper 

Veja também

Condor divulga resultados ambientais e destaca otimização do uso da água

Empresa investe em novas tecnologias que reutilizam materiais e insumos naturais, realiza tratamento de resíduos ...

Veja mais
Supermercados do Reino Unido assinam colaboração sobre mudanças climáticas

Maiores redes do país se unem para realizar ações para reduzir os impactos das emissões de g...

Veja mais
Refrigeração x eficiência energética: conheça cartilha de boas práticas

A proposta da publicação gratuita é disseminar informações para pequenos e méd...

Veja mais
Sustentabilidade e inovação estarão no foco do varejo em 2023

KPMG afirma que esses serão os principais tópicos de interesse do setor ao longo do ano     A...

Veja mais
No Dia Mundial da Água, vale pensar sobre o uso consciente desse recurso

Indispensável para a vida e os negócios, a Água é celebrada no dia 22 de março  ...

Veja mais
5 etapas para a jornada ESG no metaverso, segundo a KPMG

Sustentabilidade e tecnologia podem ser conduzidos de maneira conjunta, de forma a oferecer mais valor agregado aos cons...

Veja mais
Sustentabilidade na Stok Center

Tema não é tendência e sim uma realidade para a rede, e também uma garantia para o futuro &n...

Veja mais
Sustentabilidade é mote de indústria de limpeza na criação de novos produtos

Limppano amplia portfólio e opta por refil de lava roupas líquido     A partir de març...

Veja mais
Sustentabilidade é prioridade para varejo e clientes

Estudo indica que supermercados e consumidores estão dando mais atenção ao tema, que assume um pape...

Veja mais