Sustentabilidade e inovação estarão no foco do varejo em 2023

Leia em 2min 30s

KPMG afirma que esses serão os principais tópicos de interesse do setor ao longo do ano

 

 

A publicação “O delicado equilíbrio do varejo”, conduzida pela KPMG, aponta que as prioridades do varejo em 2023 serão a sustentabilidade e a inovação. O conteúdo destacou ainda que os desafios econômicos e geopolíticos do ano passado continuam impactando 2023. A inflação global faz os consumidores terem menos poder de compra e as margens das empresas estão sob pressão. Além disso, as políticas monetárias mais apertadas dos bancos centrais aumentam o custo de capacitação de capital e as restrições ao crédito. Por fim, e não menos importante, uma possível recessão está na perspectiva de muitas economias ao redor do mundo.

 

“Para além do contexto econômico desafiador, é a resiliência dos varejistas que vai movimentar as transformações que o setor precisa para se adaptar ao novo momento. Os executivos líderes sabem que os atuais desequilíbrios econômicos globais prejudicam o setor, mas precisam conduzir soluções práticas que mitiguem riscos e gerem resultados. O protagonismo dos colaboradores, por exemplo, tem potencial para impulsionar as mudanças necessárias. O varejo continua sendo um dos segmentos mais poderosos no mundo, com capacidade para efetuar progressos significativos no meio ambiente e na sociedade”, afirma Fernando Gambôa, sócio-líder de Consumo e Varejo da KPMG no Brasil e América do Sul.

 

Outro dado é que as empresas de varejo também precisam ser flexíveis e inovadoras em relação a novos modelos de negócios, como a economia compartilhada e as plataformas de comércio eletrônico. Uma saída está na personalização da experiência do cliente para atender necessidades específicas. O foco nos talentos permanece em 2023 devido à escassez de profissionais qualificados e expectativas em relação ao papel dos varejistas nas comunidades em que atuam. Este é um dos fatores que tem provocado uma série de adaptações nas empresas em temas como gestão de talentos, recrutamento e cultura corporativa.

 

O conteúdo da KPMG destacou ainda três principais preocupações, relacionadas com as tensões entre as prioridades, para os varejistas em 2023: proteção de margem combinada com sustentabilidade, considerando que a lucratividade do setor caiu até 50% em muitos mercados nos últimos dez anos; funcionários e sociedade, uma vez que, em muitos países, o varejo é o maior empregador; funcionários e inovação dos negócios, considerando que os profissionais são um dos ativos mais importantes do setor e podem colaborar para o aprimoramento da experiência do consumidor.

 

“Apesar dos desafios, o varejo também oferece oportunidades significativas para as empresas que superam as dificuldades em um mercado em constante mudança. A crescente adoção de tecnologias como a Inteligência Artificial, a automação, e a Internet das Coisas, conectadas ao aumento do comércio eletrônico e da economia compartilhada, oferecem novas oportunidades para as empresas alcançarem novos clientes, ampliarem eficiência e melhorarem rentabilidade”, complementa Fernando Gambôa.

 

Redação SuperHiper


Veja também

No Dia Mundial da Água, vale pensar sobre o uso consciente desse recurso

Indispensável para a vida e os negócios, a Água é celebrada no dia 22 de março  ...

Veja mais
5 etapas para a jornada ESG no metaverso, segundo a KPMG

Sustentabilidade e tecnologia podem ser conduzidos de maneira conjunta, de forma a oferecer mais valor agregado aos cons...

Veja mais
Sustentabilidade na Stok Center

Tema não é tendência e sim uma realidade para a rede, e também uma garantia para o futuro &n...

Veja mais
Sustentabilidade é mote de indústria de limpeza na criação de novos produtos

Limppano amplia portfólio e opta por refil de lava roupas líquido     A partir de març...

Veja mais
Sustentabilidade é prioridade para varejo e clientes

Estudo indica que supermercados e consumidores estão dando mais atenção ao tema, que assume um pape...

Veja mais
Marfrig avança em ranking mundial para uma cadeia livre de desmatamento

Companhia subiu cinco pontos percentuais na lista da Forest 500, que compila e analisa dados de empresas que atuam em ca...

Veja mais
Projeto atinge 200 toneladas de embalagens plásticas recicladas em 2022

Impulsionada pela Nestlé, a iniciativa ganhou escala este ano com a entrada de grandes empresas e ampliou a atua&...

Veja mais
8 critérios para avaliar antes de implantar o ESG

Atenção é necessária para que essa implantação traga resultados intensivos e o...

Veja mais
Líder em panificação tem 100% das embalagens sustentáveis

Iniciativa incentiva a cadeia de reciclagem e ainda oferece sustentabilidade financeira para o setor     Co...

Veja mais