Iniciativa incentiva a cadeia de reciclagem e ainda oferece sustentabilidade financeira para o setor
Com o objetivo de reduzir o impacto ambiental em suas operações, a Bimbo Brasil, companhia líder em panificados, alcançou a meta de ter 100% das embalagens produzidas com materiais que podem ser recicláveis em todo o seu portfólio, facilitando a logística reversa pós-consumo. Adicionalmente a essa conquista, a empresa passou a utilizar 200 toneladas a menos de plástico em suas embalagens no último ano e, esta mesma ação se replicará até o final de 2023, indo ao encontro de sua filosofia de ser uma empresa cada vez mais sustentável.
Essas iniciativas fazem parte dos objetivos da Bimbo em ampliar suas ações ESG e se posicionar como uma empresa sustentável, altamente produtiva e plenamente humana. Globalmente, e no país, a companhia tem como compromisso reduzir o impacto ambiental por meio da agricultura regenerativa com zero emissões de carbono, além de promover a circularidade e a redução de resíduos em sua cadeia de valor, que inclui desde a forma com que as matérias-primas são colhidas até a maneira como o cliente desfruta dos produtos em sua mesa.
“Estamos comprometidos com a nossa responsabilidade socioambiental, e a mudança em nossa embalagem com 100% de materiais plásticos que podem ser recicláveis é um grande passo nesse caminho tanto para a Bimbo como para o mercado alimentício no País. Continuamos buscando novas tecnologias, além de estamos comprometidos em projetos com incentivos fiscais para subsidiar programas socioambientais com foco em reciclagem e economia circular por meio do nosso projeto Bom Vizinho”, finaliza Argudín.
Com estas ações, a companhia auxilia no equilíbrio dos impactos dos resíduos sólidos na natureza, incentiva a cadeia de reciclagem de materiais complexos e ainda oferece sustentabilidade financeira para o setor. “Todo o projeto, que envolveu o estudo das soluções que poderiam ser adotadas até a mudança definitiva, reflete o compromisso da companhia em reduzir o impacto ambiental. Além, é claro, de atender a demanda dos consumidores que estão cada vez mais atentos por ações realmente efetivas por parte das empresas em relação à sustentabilidade”, explica Alfonso Argudín, diretor geral da Bimbo Brasil.
As exigências desse novo consumidor são refletidas em pesquisas recentes: segundo dados Nielsen, para um terço dos brasileiros, o consumo sustentável está entre os três maiores fatores de decisão de compra. Portanto, a Bimbo Brasil iniciou este processo que, além de utilizar matérias-primas passíveis de serem recicladas na composição de suas embalagens, ainda deixou de utilizar mais de 800 toneladas de tintas e mais de 1500 toneladas de solvente por ano. A Bimbo ainda lançou o primeiro fitilho sem arame do mercado de pães brasileiro, permitindo mais facilidade no processo de reciclagem.
Redação SuperHiper