Selo reconhecido globalmente foi dado à Fazenda Santa Helena, em Maués (AM), onde a companhia preserva o meio ambiente e beneficia cerca de mil famílias locais
Há 51 anos, a Ambev mantém, em Maués (AM), a Fazenda Santa Helena, onde nascem os frutos que dão origem ao centenário Guaraná Antarctica. O espaço foi criado para desenvolver a cultura do guaraná, principal atividade do município, aumentando sua produtividade de forma sustentável. Atualmente, a partir de um Plano de Manejo Orgânico, o cultivo é feito em pequenas áreas rodeadas de mata nativa, com práticas voltadas à agricultura regenerativa, uso de insumos naturais e atenção ao impacto social. Um trabalho que beneficia cerca de mil famílias locais.
Este modelo de produção cada vez mais inteligente acaba de render à fazenda o selo de Certificação Orgânica de Produção Primária Vegetal (PPV). Concedido pelo IBD, principal certificadora de produtos orgânicos da América Latina, o selo é reconhecido globalmente. “Passamos por um período de conversão do plantio convencional para o orgânico, a fim de atender a normas de comercialização impostas por mercados do mundo todo. Esse processo pode levar até três anos, dependendo do país de destino. Agora, com a certificação, só usamos produtos naturais e/ou permitidos pela legislação da Produção Orgânica”, explica a gerente agrônoma da Fazenda Santa Helena, Miriam Frota.
Redação SuperHiper