No Brooklyn, a Precycle tem quase 100% de produtos sem embalagem, em um projeto para facilitar o acesso a produtos mais sustentáveis
*Renato Müller
As compras de supermercado podem gerar uma quantidade imensa de resíduos. Com frequência, alimentos perecíveis e itens de mercearia seca usam embalagens plásticas que demoram centenas de anos para se decompor na natureza. O aumento das preocupações com o planeta e a busca por alternativas com menor impacto ambiental deram origem a uma loja quase sem embalagens em Nova York.
Localizada no Brooklyn, a Precycle (@precyclenyc nas redes sociais) surgiu da ambição de criar uma loja que não gerasse lixo. Uma ideia aparentemente simples, mas muito complexa no ambiente da operação de um supermercado. Como resultado, a Precycle mistura o ambiente de um mercado municipal com o de uma loja de produtos a granel, em que os clientes podem levar suas próprias embalagens.
Cem por cento dos produtos oferecidos na loja são sem embalagem ou usam embalagens reutilizáveis / recicláveis. Os refrigeradores contam com cestas de vegetais e legumes frescos, e os produtos podem ser comprados individualmente. Os fornecedores são todos locais, estimulando pequenos negócios dos arredores de Nova York.
O mix da loja não conta somente com alimentos, mas também com itens para limpeza doméstica – sempre com um toque sustentável. Um exemplo são toalhas de papel reutilizáveis, que podem ir à máquina de lavar e reaproveitadas. Com mais de 500 SKUs, a Precycle se propõe a fornecer opções sustentáveis para as necessidades mais imediatas de consumo dos clientes do bairro.
Confira mais detalhes sobre a loja neste vídeo (em inglês) do Yahoo
Redação SuperHiper