P&G passa a articular o #RacismoZero focado nos ambientes de consumo

Leia em 2min 30s

Ampliando a parceria de ESG com a Universidade Zumbi dos Palmares, a iniciativa da P&G Racial 360ª busca tornar seguros os espaços de varejo para as pessoas negras

 

 

A P&G, uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo, assume papel de articuladora do #RacismoZero, programa idealizado e desenvolvido pela Universidade Zumbi dos Palmares como forma de desconstruir, até eliminar, as manifestações de ódio e intolerância racial dentro dos ambientes de consumo.

 

De acordo com pesquisa do Instituto Locomotiva, 71% da população negra (pretos e pardos) afirma ter visto pessoas negras sendo discriminadas em estabelecimentos comerciais como lojas, shoppings e supermercados; 69% das pessoas negras entrevistadas já foram seguidas por seguranças em lojas, número que sobe para 76% ao tratar somente de pessoas pretas. E, segundo o PROCON, 65% das pessoas autodeclaradas pretas afirmam já ter sofrido discriminação.

 

Baseado em números alarmantes como esses e na visão de que apenas políticas e ações efetivas serão capazes de gerar transformações em nossa sociedade, o #RacismoZero surge apontando o paralelo existente entre o E (Environmental, ambiental em português) e o S (Social) do ESG: enquanto as emissões de gases de efeito estufa degradam as condições de vida no planeta, as emissões de ódio e intolerância racial atacam a humanidade das pessoas negras devido à sua cor, submetendo-as a condições precárias até no momento de gastar seu dinheiro.

 

“O propósito da P&G é melhorar a vida das pessoas, e fazemos isso por meio de nossos produtos, que estão presentes em 9 de cada 10 lares brasileiros. Esse é um protagonismo grande, por isso, temos o compromisso, hoje e no futuro, e a responsabilidade de atuar no combate ao racismo em todos os ambientes sociais, assim como nos de varejo e consumo, locais onde os brasileiros encontram nossas marcas e produtos. Essa é uma jornada necessária, com impactos significativos para toda a sociedade e, também, para a cadeia de negócios. Afinal de contas, o propósito é tão importante quanto o serviço. Então, queremos, em breve, ver a transformação para que todos possam ser livres para viver seguramente em qualquer lugar”, afirma André Felicíssimo, presidente da P&G Brasil.

 

A atuação do #RacismoZero começa no entendimento de que o racismo está presente na estrutura da nossa sociedade, fazendo-se necessária a oferta de ferramentas para que cada pessoa seja capaz de entender para agir.

 

Complementando os pilares do #RacismoZero, o programa atua para qualificar, identificar e promover Ambientes Seguros – empresas e estabelecimentos que colocam o respeito à diversidade étnico-racial como base de sua política de relacionamento -, e ainda oferece acolhimento às vítimas por meio do Acolhe.black, a primeira plataforma mundial de atendimento psicossocial, suporte jurídico e apoio psicológico gratuitos operada por equipes de profissionais negros.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Setor de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações amplia visibilidade de práticas ESG

KPMG divulga estudo que evidencia o progresso das empresas do setor e as principais estratégias que podem impleme...

Veja mais
Coca-Cola América Latina anuncia campanha “Somos Muitos”

Campanha visa reforçar o compromisso de inovar e oferecer novas soluções aos desafios existentes po...

Veja mais
4 tendências sustentáveis para embalagens de alimentos

Tecnologia tem sido fundamental para possibilitar mais automação, redução na quantidade de m...

Veja mais
Concha y Toro e Bonterra Organic Estates são premiadas por ação ambiental

As duas subsidiárias da Concha y Toro Family of Wineries foram vencedoras em suas respectivas categorias, na d&ea...

Veja mais
5 dicas para implantar o ESG na sua empresa

A agenda de ESG se tornará cada vez mais essencial e precisam fazer parte da agenda das empresas, de todos os por...

Veja mais
Guaraná Antarctica ganha certificado de produção orgânica na Amazônia

Selo reconhecido globalmente foi dado à Fazenda Santa Helena, em Maués (AM), onde a companhia preserva o m...

Veja mais
ABRAS e KPMG lançam diagnóstico sobre estágio ESG do setor supermercadista brasileiro

Publicação avalia conhecimento, maturidade e iniciativas de impacto social, ambiental e de governanç...

Veja mais
Grupo Heineken adota PCR com 30% de plástico reciclado

Modelo mais sustentável aumenta a reciclabilidade da Linha Devassa   Grupo Heineken reitera seu compromiss...

Veja mais
Lixo eletrônico é um dos principais desafios do ESG

Computadores antigos, smartphones e outros aparelhos viram relíquia no almoxarifado, mas representam um risco &ag...

Veja mais