Limppano investe em ações para mitigar impactos ambientais

Leia em 2min 30s

Nos últimos anos, a empresa reduziu suas emissões de gases do efeito estufa em mais de 1.840 toneladas de carbono nas duas fábricas da companhia

 

O Brasil é o quarto maior produtor de lixo plástico do planeta, com 11,3 milhões de toneladas descartadas por ano, segundo a World Wildlife Fund (WWF). E, para mitigar esses impactos negativos, iniciativas ambientalmente sustentáveis tomadas por empresas estão cada vez mais no centro desse debate. É o que indica estudo de 2022 da Confederação Nacional da Indústria (CNI): cerca de 74% dos consumidores brasileiros vêm buscando adotar hábitos em prol do meio ambiente. Pensando nisso, a Limppano – referência em produtos de limpeza seca, químicos e perfumação para casa – vem adotando, cada vez mais, a sustentabilidade como elemento essencial no desenvolvimento de seus produtos e operação de suas fábricas.

 

Administrada pela terceira geração da família Buchheim, a Limppano tem dois complexos industriais próprios no estado do Rio de Janeiro – em Queimados e na capital – que funcionam com energia limpa, totalmente renovável e que não agride o meio ambiente, certificados pela Ludfor. Além disso, esses espaços utilizam captação de água de chuva para reuso com fins de produção e consumo interno para limpeza.

 

De acordo com balanço da Ludfor de março de 2023, nos últimos anos, a companhia reduziu um total de 1.840 toneladas de carbono em emissões de gases do efeito estufa em suas duas fábricas: a Burn, em Queimados; e a Limppano, na capital fluminense. Dentre as iniciativas que contribuíram para esse avanço, está a implantação de energia solar no pátio da Burn.

 

“Buscamos seguir sempre as melhores e mais reconhecidas práticas de sustentabilidade hoje adotadas no universo corporativo. Oferecer produtos de qualidade é fundamental, mas o consumidor também está muito atento à relação que as empresas têm com o meio ambiente. Nesse sentido, investimos em práticas que contribuem para a preservação do planeta a partir do compromisso com a compensação ambiental, e do desenvolvimento de embalagens com menos plástico sem comprometer a experiência do consumidor”, destaca o CEO da Limppano, Alex Buchheim.

 

Pós-consumo e menos plástico

 

As embalagens do Lava Roupas Líquido ODD carregam o selo “Eu Reciclo”, uma das soluções de impacto positivo mais representativas no país, que contribui com a logística reversa de embalagens pós-consumo e, assim, garante sua destinação correta. Entre 2019 e 2022, a companhia apoiou a reciclagem de mais de 623 toneladas de embalagens, fomentando a economia circular e o desenvolvimento de 17 cooperativas. O refil de 700ml, por sua vez, é produzido com 55% menos plástico do que a embalagem convencional de um litro.

 

A partir de uma série de estudos e investimentos, a Limppano reduziu o plástico da embalagem do Lava-Louças ODD em quatro gramas. Anualmente, a companhia produz cerca de 6,5 milhões de unidades do produto, deixando de gerar 26 toneladas de plástico ao ano.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

No Dia da Margarina, marca líder do mercado aposta em sustentabilidade

Qualy reforça portfólio completo na categoria e compromisso com o reuso de 100% de suas embalagens  ...

Veja mais
BabySoft participa de ações para estimular o consumo consciente

Marca apoia a moda mais sustentável por meio do movimento #amesuasroupas.   A BABY SOFT, marca d...

Veja mais
Projeto da Cottonbaby restaura Parque Estadual da Serra do Tabuleiro após incêndio

Empresa planta mudas para reflorestar área devastada e contribui para a preservação ambiental &nbs...

Veja mais
5 varejistas que estão reinventando a experiência no PDV

De produtos plant-based ao uso exclusivo de embalagens retornáveis, a sustentabilidade vem ganhando força ...

Veja mais
Bem Brasil demonstra compromisso com agricultura sustentável e preservação ambiental

Líder no mercado de batatas pré-fritas congeladas do país, a companhia é referência de...

Veja mais
Dia do Meio Ambiente reforça a importância da sustentabilidade na indústria alimentícia

A Selmi compartilha experiências de sucesso realizadas no último ano para reduzir o impacto ambiental &nbs...

Veja mais
Embalagens sustentáveis: empresa faz contribuição significativa para o mundo

Com mais de 30 anos de atuação, a Meiwa Embalagens tem, em seu DNA, a busca contínua por excel&ecir...

Veja mais
Unilever antecipa meta de uso de plástico reciclado do Brasil

No fechamento do ano de 2022, a companhia informa que saltou de 21% para 27% no índice de reciclabilidade. A conq...

Veja mais
PepsiCo amplia iniciativas pela Reciclagem de plástico flexível no país

Empresa incentiva a destinação correta de plástico flexível (BOPP) junto aos agentes socioam...

Veja mais