Com apenas uma das iniciativas para a redução no uso das embalagens, empresa já evitou o uso de mais de 45 milhões de sacolas plásticas
O tema sacolas plásticas tornou-se um dos principais aspectos ambientais discutidos no âmbito do varejo nos últimos anos, especialmente pelo grande volume consumido e pela forma como a destinação desta material ocorre, fato que dificulta a sua reciclagem. Isso porque as sacolas plásticas tem sido utilizadas fundamentalmente no pós consumo para o acondicionamento, transporte e descarte dos resíduos até aterros sanitários e lixões.
Frente a isso, o Walmart entende que atuar na redução do uso deste tipo de material é fundamental para mitigar os impactos ambientais e tem na educação ambiental um dos principais vetores de mobilização e desenvolvimento de diferentes iniciativas.
O Walmart tem consciência de sua participação e responsabilidade neste processo e, por isso, definiu como meta reduzir o uso de sacolas plásticas em pelo menos 50% até 2013 nas suas lojas no Brasil.
Em busca de soluções eficientes para alcançar a meta foi lançado um programa de redução do uso de sacolas plásticas, que compreende um mosaico de ações. A empresa entende que não existe uma única alternativa ou solução para o problema, mas sim um conjunto de iniciativas com foco no consumo consciente e na gestão dos resíduos sólidos. Estas iniciativas também não devem ser simplesmente padronizadas devem ser aplicadas e replicadas conforme as características de uma determinada região e público.
Desde 2008 a rede implementou o programa de sacolas retornáveis com os dizeres “Eu faço a diferença. Uso sacola retornável”. Em pouco mais de 2 anos foram comercializadas cerca de 2,5 milhões de peças em todo o Brasil. No mesmo conceito das sacolas retornáveis, o uso de caixas de papelão também tem sido incentivado para transportar as compras dos clientes.
O programa de redução de sacolas plásticas considerou também o desenvolvimento de treinamentos dos funcionários para o melhor aproveitamento das sacolas plásticas no ato de empacotar as compras. Para evitar o desperdício, cada caixa passou a ter um porta-sacolas que libera uma embalagem por vez, restringindo o uso indiscriminado.
Em busca de inovação, sob o slogan de “Cliente consciente merece desconto” foi lançado em dezembro de 2008 o programa que oferece descontos financeiros para os clientes que não utilizarem sacolas plásticas. O desconto é calculado automaticamente nos caixas de pagamento e corresponde a R$ 0,03 a cada cinco itens adquiridos. Numa compra de 200 itens, por exemplo, o cliente ganhará R$ 1,20. E, caso o cliente leve para casa menos de cinco itens sem utilizar sacolas plásticas, também recebe o desconto.
A empresa já concedeu mais de R$1,3 milhão em descontos e evitou o uso de 45 milhões de sacolas plásticas entre o período de janeiro de 2009 a dezembro de 2010. Hoje a ação está presente em todo Nordeste, nas lojas da região Sul e temos intensificado sua implantação nas lojas da região Sudeste.
Em busca da conscientização dos clientes para a necessidade de mudar seus hábitos, a empresa apóia campanhas de mídia criadas nessa direção. Assim como participa de discussões, fóruns e debates que valorizem o consumo consciente e busquem soluções inovadoras para o desenvolvimento dos negócios num formato mais sustentável.
Sobre a participação da empresa em campanhas de conscientização da população, a empresa apóia a campanha “Saco é um Saco – Recuse, Reduza, Reutilize” do Ministério do Meio Ambiente, lançada em 23 de junho de 2009. Além da participação em ações de mídia (jornais, revistas, TVs e internet), os dois vídeos oficiais da campanha são veiculados sistematicamente no circuito de televisão interno das lojas, para sensibilizar os clientes no tema e promover a campanha.
Em relação aos resultados já conquistados, frente a meta de redução estabelecida, a soma de todas estas iniciativas demonstra que, ao se comparar o período de janeiro a dezembro de 2007, ao mesmo período em 2010, verifica-se um aumento da eficiência de aproximadamente 40% em relação ao uso de sacolas por loja.
Fonte: Portal Abras