Produtos da empresa são fabricados a partir de matéria-prima de floresta certificada ou de origem controlada.
A Fênix Embalagens, empresa mineira com 56 anos de atuação, acaba de receber a certificação FSC (Forest StewardshipCouncil), um dos mais importantes documentos garantidores de responsabilidade socioambiental. O certificado comprova que a matéria-prima utilizada em toda a cadeia de produção da Fênix segue padrões internacionais ecologicamente corretos, socialmente justos e economicamente viáveis. O FSC também garante a rastreabilidade, que integraá a cadeia produtiva desde a floresta até o produto final.
Para o diretor-executivo da Fênix Embalagens, Jacks Faria, a conquista da certificação é um marco na história da empresa. "Esse é um passo importante porque coloca a Fênix em uma posição de comprometimento junto aos nossos clientes, fornecedores e toda a sociedade", afirma. ", ao mesmo tempo, um reconhecimento de nossas ações e um desafio que reforça a responsabilidade de manter os padrões de excelência e continuar melhorando os processos e a prestação de serviços. Isso traz para nossa empresa melhoria nos níveis de eficiência produtiva através da rastreabilidade de nossos processos e novas oportunidades de negócios."
O gerente de Planejamento e Qualidade da Fênix, Douglas Pires, explica que há dois tipos de certificação FSC: de manejo ambiental, que diz respeito aos produtores que lidam diretamente na exploração de recursos naturais; e de cadeia produtiva, que se aplica às empresas que processam matéria-prima de floresta certificada. Nos dois casos, é uma certificação voluntária, respaldada por empresas avaliadoras. A Fênix se encaixa na segunda categoria e buscou a certificação no intuito de formalizar uma posição institucional de responsabilidade e respeito pela a sociedade da qual faz parte.
Para conquistar a certificação, foi preciso provar que a organização segue um padrão de princípios e critérios de manejo florestal mundialmente reconhecido e respeitado. "Fomos auditados pelo órgão certificador Control Union Certificate e cumprimos todos os requisitos exigidos pelas normas FSC, passando pelo processo sem nenhuma inconformidade detectada", garante. "Com o selo FSC nos produtos Fênix, o consumidor tem a garantia que o produto foi fabricado com matéria-prima de floresta certificada ou de origem controlada segundo as normas internacionais do FSC e, dessa forma, obedeceu a rígidos padrões de rastreabilidade, uma contribuição eficaz para o desenvolvimento sustentável", afirma Pires.
A importância de ter certificações está ficando cada vez mais clara para a empresa, que tem buscado órgãos competentes para respaldar a qualidade de seus processos produtivos. A próxima certificação almejada pela Fênix é o ISO 9001/2008, que avalia a gestão de qualidade das organizações.
A Fênix Embalagens traz em seu portfólio os setores regional e nacional farmacêutico, de alimentos e bebidas, cosméticos, higiene pessoal, autopeças e confecções. Neste ano, passou por uma reestruturação da gestão com a entrada de novos sócios e recebeu um aporte de R$ 10 milhões em investimentos para os próximos três anos. A carteira de clientes está distribuída entre os mercados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e região Nordeste. A Fênix tem em seu planejamento estratégico a meta de processar 500 toneladas de papel-cartão por mês já a partir do ano que vem com previsão de faturar R$ 30 milhões em 2012.
O FSC (Forest StewardshipCouncil) é uma organização não governamental, independente e sem fins lucrativos que promove o manejo responsável de florestas em todo o mundo desde 1993. Trata-se de um fórum pioneiro para identificação de soluções sustentáveis ferramentas e recursos para gerar mudanças positivas. No Brasil, o FSC é representado pelo Conselho Brasileiro de Manejo Florestal, reconhecido como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) e com cadastro no Cadastro Nacional de Entidades Ambientalistas (Cnea).
Veículo: Diário do Comércio - MG