O prefeito Gilberto Kassab acompanhou na semana passada as ações da campanha "Vamos Tirar o Planeta do Sufoco", que aconteceram em um supermercado localizado na Lapa, zona oeste.
A iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da substituição das sacolinhas plásticas por outras que sejam biodegradáveis, biocompostáveis ou reutilizáveis.
A prefeitura assinou, no dia 15 de dezembro de 2011, um protocolo de intenções com a Associação Paulista de Supermercados (Apas) para auxiliar na disseminação da campanha.
"A prefeitura dá todo o apoio a essa campanha e estuda, inclusive, promover ações educativas para que a população se conscientize da importância disso para o meio ambiente. Essa ação se soma a outras que a prefeitura já mantém no campo da sustentabilidade e da preservação. Com isso, vamos evitar que as sacolas plásticas entupam bueiros, cheguem aos rios e provoquem enchentes", explicou Kassab.
As redes de supermercados Pão de Açúcar, Carrefour e Walmart já aderiram à campanha e a estimativa é de que juntas deixarão de distribuir 1,7 bilhão de sacolas descartáveis, por ano, em 600 lojas no estado. As alternativas para os consumidores serão as sacolas biocompostáveis, feitas de amido de milho, e as sacolas reutilizáveis, amplamente comercializadas. O preço das sacolas biocompostáveis deve variar entre R$ 0,19 e R$ 0,25.
A campanha "Vamos Tirar o Planeta do Sufoco" começou em 2010 na cidade de Jundiaí e agora deve se estender por todo o estado. O prazo fixado pela Apas para o fim do uso das sacolinhas plásticas derivadas do petróleo é 25 de janeiro desse ano, data do aniversário de São Paulo.
Veículo: DCI