Novelis recicla 6 t de latas usadas no Carnaval

Leia em 2min 30s

Mais de 420 mil latinhas foram recolhidas durante o Carnaval de Ouro Preto para reciclagem


O tradicional Carnaval de Ouro Preto, um dos principais redutos de foliões em Minas Gerais, recebeu mais de 40 mil pessoas nos cinco dias de festa. No período, mais de 420 mil latinhas foram recolhidas para reciclagem, o que equivale a seis toneladas de alumínio. A ação foi coordenada pela empresa de laminados Novelis, com sede na cidade histórica, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e entidades do setor.

O trabalho de recolhimento foi realizado por 80 pessoas, no final das concentrações dos blocos carnavalescos - Clube da Terceira Idade Renascer, Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Padre Faria e Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis da Rancharia. A venda direta do material recolhido gerou um bom negócio para os grupos, segundo informou o vice-presidente da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Padre Faria, Gilliarde dos Santos. "Se possível, queremos fazer esta parceria todos os anos", comemorou.

Além do ganho financeiro, o meio ambiente também foi favorecido pela ação. Segundo a Novelis, 5 toneladas de bauxita, principal minério para a produção de alumínio, deixam de ser extraídas para cada tonelada de lata reciclada. De acordo com a Associação Brasileira de Alumínio, o município de Ouro Preto é o mais antigo e um dos principais polos de extração de bauxita no país.

"Com o envolvimento das três associações ouro-pretanas, será possível reforçar a importância da coleta seletiva para proteção do meio ambiente e também colaborar com o ganho financeiro para as 80 pessoas que trabalham diretamente nas associações no período", afirma o gerente de Operação da Novelis Unidade Ouro Preto, Eli Murilo. O prefeito da cidade, Angelo Oswaldo, elogiou a iniciativa, "que traz ótimos resultados para as nossas associações e o meio ambiente do município".

Investimentos no Brasil - As latas coletadas foram enviadas para a unidade de reciclagem de Pindamonhangaba, em São Paulo, que tem capacidade para reciclar 200 mil toneladas por ano. A empresa anunciou, no final do ano passado, a expansão da capacidade de reciclagem para 390 mil toneladas por ano, com aporte de R$ 32 milhões até 2013.

A compra das latinhas pela Novelis faz parte de uma ação para a preservação do meio ambiente na região. A empresa tem 30 instalações operacionais em 11 países e conta com mais de 11 mil empregados. No Brasil, produz alumínio primário na cidade de Ouro Preto, mas sua principal atividade é a laminação, com duas unidades no interior de São Paulo. A empresa ainda é responsável pela produção de 60% da energia usada em suas atividades, com nove centrais hidrelétricas espalhadas por Minas Gerais.

Em 2007, se tornou parte da Hindalco Industries Limited, a maior companhia de laminados do mundo e uma das maiores produtoras de alumínio primário da Ásia. Com sede em Mumbai, na Índia, a Hindalco é a principal companhia do conglomerado indiano Aditya Birla. A empresa anunciou que o Brasil é, atualmente, o principal foco de investimentos do grupo.


Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Ambiente vezes cinco

A Suzano Papel e Celulose vai inaugurar em abril sua nova unidade de compostagem em Mucuri, no sul da Bahia, que vai mul...

Veja mais
Parcerias reduzem custo de descarte de produtos

Governo definirá regras para dispensa de resíduos utilizados na produçãoAs regras para log&i...

Veja mais
Lignina é nova aposta da Suzano

Ao perseguir a meta de desenvolvimento de biorrefinarias integradas a suas unidades fabris, a Suzano Papel e Celulose, s...

Veja mais
Urbano Agroindustrial faz parceria para fabricação e distribuição de arroz vitaminado

A Urbano Agroindustrial  fez parcerias com as entidades PATH e GAIN  para distribuir arroz vitaminado no Pa&ia...

Veja mais
Aos indignados da sacolinha

Por que, afinal, uma decisão aparentemente tão simples gerou tanto ódio?A proibição p...

Veja mais
Redução voluntária de emissão será fator de competitividade

Com medidas que partem da manufatura, passam pela logística e chegam ao produto final, indústrias de bens ...

Veja mais
Fungo amazônico degrada plástico em condições semelhantes às de aterro

Estudo realizado por americanos mostra que organismo da floresta consegue quebrar cadeias de poliuretano, polímer...

Veja mais
Renda em troca de ambiente

A maioria das empresas (84%) não estão dispostas a pagar 5% a mais por bens e serviços para cobrir ...

Veja mais
Supermercados admitem erro com sacolinhas

"Às vezes, precisamos dar um passo para trás para avançar dois à frente." A afirmaç&a...

Veja mais