Urbano Agroindustrial faz parceria para fabricação e distribuição de arroz vitaminado

Leia em 6min 20s

A Urbano Agroindustrial  fez parcerias com as entidades PATH e GAIN  para distribuir arroz vitaminado no País e assim ajudar a melhorar a saúde de milhões de  brasileiros.

 

A GAIN (Aliança Global para Melhor Nutrição), a PATH (Organização Internacional com foco em Sustentabilidade) anunciaram parceria inédita com o terceiro maior produtor de arroz no país: a Urbano Agroindustrial. A parceria tem como principal objetivo melhorar a saúde de milhões de brasileiros de baixa renda, aumentando seu acesso ao arroz nutritivo.

 

A tecnologia do PATH cria grãos fabricados a partir de farinha de arroz, vitaminas e minerais. Quando estes grãos são misturados com o arroz tradicional, o arroz torna-se fortificado, proporcionando um terço do requisito diário recomendado para vitaminas e minerais essenciais, tais como ferro, ácido fólico e zinco.
 

“Essa parceria é um passo fundamental para expandir o alcance de arroz fortificado no Brasil e aumentar a gama de soluções para resolver o problema generalizado de desnutrição de micronutrientes, que permanece estável, apesar dos recentes ganhos econômicos no Brasil. Com a entrada da Urbano Agroindustrial, vamos trazer o arroz fortificado para supermercados, com foco em assegurar a acessibilidade aos segmentos de baixa renda, que sofrem desproporcionalmente com as conseqüências da deficiência de micronutrientes. Esperamos, também, replicar as lições aprendidas com essa experiência em outros países consumidores globais de arroz”, afirma Dipika Matthias, diretora do projeto Ultra Rice na PATH. 

 


Marc Van Ameringen, diretor-executi da GAIN, acrescenta: “A parceria vai permitir que milhões de famílias brasileiras possam comprar, a preços acessíveis, o arroz de alta qualidade nutritiva, em lojas de varejo de supermercados e outros estabelecimentos. Estamos muito satisfeitos por trabalhar com esses parceiros comprometidos no rápido movimento para combater a desnutrição de micronutrientes no Brasil”.


A fortificação de alimentos básicos é considerada uma das estratégias mais barata e efetiva para o combate à má nutrição de micronutrientes, a fome oculta caracterizada por uma falta de vitaminas e minerais essenciais, que pode comprometer o sistema imunológico das crianças, bem como o seu desenvolvimento físico e cognitivo durante a formação nos primeiros anos.  Os Estados Unidos e a Europa fortificam alimentos básicos desde os anos 1920, a fim de garantir que a população receba os micronutrientes necessários para uma boa saúde. Hoje os governos de mais de 50 países utilizam a fortificação de alimentos básicos. Antes do advento da tecnologia Ultra Rice, no entanto, uma forma prática de fortificar o arroz não existia.

 

Mais de 30 estudos em dez países diferentes, incluindo o Brasil, demonstram a evidência e eficácia da tecnologia de fortificação do PATH. Eles confirmam que o consumo regular de arroz fortificado com grãos Ultra Rice, normalmente na proporção de mistura 1:100, ajuda a completar as lacunas na dieta, melhoram a saúde e previnem a desnutrição em mulheres e crianças, entre os quais a deficiência de micronutrientes é mais severa.


A PATH finalizará a transferência da tecnologia Ultra Rice para a Urbano Agroindustrial nos próximos dois meses. A empresa planeja lançar sua marca de arroz fortificado para os consumidores no segundo trimestre de 2012, por meio da distribuição em supermercados e mercearias de todo o país. Além disso, a Urbano venderá os grãos fortificados que fabrica para outros moinhos de arroz que queiram oferecer o arroz fortificado para seus clientes. O PATH não está cobrando uma taxa para essa tecnologia, mas exige que a Urbano mantenha o preço dos grãos enriquecidos baixo, a fim de garantir a acessibilidade a todos.


“A Urbano Agroindustrial, empresa com mais de 50 anos de mercado, tem produzido grãos que são a base da dieta brasileira. Juntamente com PATH e GAIN, a Urbano reconhece a importância do trabalho das instituições para combater a desnutrição de micronutrientes no mundo. Estamos empenhados em erradicar este problema que aflige uma percentagem significativa de nossa população", declara Renato Franzner, diretor comercial da Urbano.


Esta parceria visa garantir a disponibilidade do produto para as populações vulneráveis, incluindo as de baixa renda, mulheres grávidas e crianças. Ela também desenvolverá um modelo estrutural de marketing e distribuição para esses grupos o que é comercialmente viável e replicável em outros países em desenvolvimento.
Fomento à sustentabilidade e replicação


Para expandir ainda mais a base de fornecimento do arroz fortalecido, o PATH estabeleceu um centro técnico de excelência na Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais. O objetivo principal do centro será trabalhar com moinhos de arroz para ensiná-los a fortalecer o arroz. O Centro da Universidade da Fome, que é apoiado pelo Ministério Federal da Agricultura, facilitará as transferências futuras da tecnologia do Ultra Rice para produtores nacionais e internacionais - incluindo os produtores da África -, com uma abordagem estratégica para a promoção do desenvolvimento econômico de alimentos, segurança e a melhoria da nutrição das populações vulneráveis em todo o mundo.


Além das atividades de parceria que estão avançado no Brasil, PATH e GAIN estão impulsionando o desenvolvimento do International Rice Fortification Resource Group (RiFoRG), um consórcio inter-setorial dos interessados em catalisar os esforços na fortificação do arroz no mundo. As principais lições aprendidas no Brasil serão compartilhadas com o RiFoRG e também colocados em domínio público no do site RiFoRG (www.gainhealth.org/riforg), oferecendo um modelo para replicação global.

 

 

 

Sobre a GAIN
A Aliança Global para Melhor Nutrição (GAIN) é impulsionada pela visão de um mundo sem desnutrição. A GAIN apóia parcerias público-privadas para aumentar o acesso aos nutrientes em falta nas dietas necessárias para as pessoas, comunidades e economias. Mais de 500 bilhões de pessoas estão se beneficiando com o acesso a alimentos nutritivos em mais de 30 países. A carteira de projetos da GAIN está crescendo e sua meta é chegar a um bilhão de pessoas. Criado em 2002, numa Sessão Especial da Assembléia Geral das Nações Unidas sobre as Crianças, a GAIN é uma fundação suíça com sede em Genebra, com um estatuto especial internacional concedido pelo governo suíço. Sua presença em todo o mundo inclui um escritório em Washington DC, bem como representantes regionais e nacionais em toda a Ásia e África. Para mais informações, visite
www.gainhealth.org.
 

Sobre o PATH
PATH é uma organização internacional sem fins lucrativos que transforma a saúde global através da inovação. O PATH tem uma abordagem empresarial para o desenvolvimento, oferecendo alto-impacto, soluções de baixo custo, vacinas que salvam vidas e dispositivos para programas de colaboração com as comunidades. Através do seu trabalho em mais de 70 países, o PATH e seus parceiros capacitam as pessoas a atingirem seu potencial pleno. Para mais informações, visite
www.path.org.
 

Sobre a Urbano Agroindustrial
Fundada em 1960 por Urbano Franzner, a Agroindustrial Urbano está entre as maiores e mais importantes empresas de alimentos do País, atuando no processamento de arroz, feijão e macarrão de arroz. Durante seus 50 anos, a Urbano foi estabelecida como uma das três maiores produtoras  de arroz e feijão do Brasil. Sua sede está localizada na cidade de Jaraguá do Sul (SC). Com o auxílio de moderna tecnologia, as unidades podem produzir mais de 45.000 toneladas de alimentos por mês e armazenar mais de 320.000 toneladas de arroz e feijão.

 

Fonte: Portal Abras/ Entidades


Veja também

Aos indignados da sacolinha

Por que, afinal, uma decisão aparentemente tão simples gerou tanto ódio?A proibição p...

Veja mais
Redução voluntária de emissão será fator de competitividade

Com medidas que partem da manufatura, passam pela logística e chegam ao produto final, indústrias de bens ...

Veja mais
Fungo amazônico degrada plástico em condições semelhantes às de aterro

Estudo realizado por americanos mostra que organismo da floresta consegue quebrar cadeias de poliuretano, polímer...

Veja mais
Renda em troca de ambiente

A maioria das empresas (84%) não estão dispostas a pagar 5% a mais por bens e serviços para cobrir ...

Veja mais
Supermercados admitem erro com sacolinhas

"Às vezes, precisamos dar um passo para trás para avançar dois à frente." A afirmaç&a...

Veja mais
Bauru monitora coleta de lixo após fim das sacolas plásticas

Emdurb, empresa gerenciadora da limpeza pública no município de Bauru, está realizando um trabalho ...

Veja mais
Governo estuda selo 'verde'

O setor de alumínio continua à espera das conclusões do Grupo de Trabalho do Alumínio (GTA)....

Veja mais
SP exige plano de descarte de celulares

As operadoras de celular e de rádio que prestam serviço em São Paulo - Claro, Oi, Tim, Vivo e Nexte...

Veja mais
Biodegradável

Depois das sacolas de supermercados, é a vez das fraldas descartáveis entrarem na mira da legislaç&...

Veja mais