Whirlpool cria produto sustentável

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O refrigerador Inverse Viva, desenvolvido pela Whirlpool Latin America, maior fabricante no setor do mundo, é um produto que sintetiza o conceito de sustentabilidade. O case desse produto foi apresentado pela empresa durante a XII Conferência Anpei de Inovação Tecnológica. "O Inverse Viva foi criado para atender a crescente preocupação do consumidor por produtos sustentáveis, verificada em várias pesquisas", disse o gerente geral de Design e Inovação da Whirlpool, Mário Fioretti.

O produto conta com compressores, encomendados à Embraco, que possibilitam ter uma eficiência energética 25% maior que os modelos convencionais. Possui ainda um sistema "modo férias", pelo qual opera em ciclos mais eficientes por "entender" que haverá menos consumo de energia com a ausência do usuário.

Oitenta e cinco por cento do material utilizado no refrigerador podem ser reciclados - algo conquistado graças a uma intensa pesquisa de materiais. A Whirlpool também criou um sistema de logística reversa em parceria com a Wal-Mart. Quando o consumidor compra o produto em uma das 136 lojas da rede, tem a opção de entregar seu refrigerador antigo para ser descartado corretamente.

"O conceito de sustentabilidade está presente também no processo", revelou Fioretti. A unidade de descarte dos refrigeradores, onde já foram desmontados mais de 10 mil equipamentos velhos, trabalha dentro de normas ambientais, com certificação ISO 14.001 desde 2003. Até o manual do refrigerador é feito de papel com certificação de madeira reflorestada. "Desde que foi lançado, em 2011, o produto superou todas as expectativas de vendas", disse. Devido ao seu trabalho de logística reversa, a Whirlpool é a única empresa de linha branca a figurar no "Guia Exame" das empresas modelo em sustentabilidade.


Produto flexível - O case de destaque da WEG, apresentado durante a XII Conferência Anpei de Inovação Tecnológica pelo gerente do Departamento de P&D da empresa, Sebastião Lauro Nau, mostrou os principais desafios técnicos e de gestão na condução de um projeto inovador e complexo como o da W22, nova plataforma de motores por indução da empresa.

Para a WEG, ter um motor com maior eficiência energética era imperativo para atender à demanda dos seus clientes, às vezes mais exigentes que a própria legislação. Da mesma forma, era preciso diminuir os níveis de ruído e vibração - quesitos ligados à percepção de qualidade do produto. Como se não bastasse os desafios técnicos que essa proposição exigia, a plataforma deveria ser a base para as 150 linhas de motores da empresa, atendendo as especificações técnicas de cada país onde a empresa atua. Deveria ainda ter flexibilidade para ser produzida por todas as unidades do Brasil e do exterior.

O ponto de partida do projeto foi uma pesquisa de mercado para mapear as exigências dos diversos mercados, na qual foram rastreadas as características obrigatórias e as desejáveis na nova plataforma. Para a execução do projeto, dividiu-se a plataforma em sete subsistemas: carcaça, caixa de ligação, tampas, sistema de ventilação, eixos, mancais e projeto eletromagnético.



Veículo: Diário do Comércio - MG


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