Um projeto piloto realizado em conjunto entre o Grupo Angeloni e a RR Etiquetas resultou na primeira rede de supermercados do país a reciclar o liner, que é o substrato em papel ou filme plástico que protege e suporta a etiqueta autoadesiva que vai receber a informação. Com isso, mensalmente, mais de uma tonelada de lixo deixou de ir para os aterros sanitários e foi reciclada, gerando matéria- prima para produtos como papel higiênico e guardanapo.
A implantação do projeto e a rápida obtenção desses resultados foram facilitadas pelo fato de o Angeloni, através de seu programa Angeloni Preserva, já incorporar o tema da sustentabilidade em sua estratégia de desenvolvimento, promovendo investimentos para aprimorar o desempenho ambiental, implantando ações de preservação e adotando componentes que não agridem o meio ambiente.
Outro fator determinante para o sucesso do projeto foi a total mobilização dos colaboradores, inclusive gerando "competição" entre as lojas, que disputam quem separa mais liner para reciclagem deixou de mandar para os aterros sanitários.
Esse projeto pioneiro de logística reversa, chamado Etiqueta Zero, visa dar um destino adequado ao liner da etiqueta autoadesiva, além de atender à política nacional de resíduos sólidos. Ele representa uma alternativa sustentável de reaproveitamento desse produto, assunto que tem sido objeto de estudos por todo o mundo, mas sem que se tenha encontrado uma solução, até então.
O cliente participante do projeto deve separar, e não mais descartar o liner e a RR Etiquetas providencia seu retorno e encaminha o material para reciclagem e posterior transformação em outro produto.
Segundo Patrícia Lombardi, gerente de marketing da RR Etiquetas, vários foram os desafios que precisaram ser ultrapassados para a consolidação do Etiqueta Zero, na busca de uma solução para a destinação final para o liner. "Em primeiro lugar, era necessário encontrar uma empresa capaz de reciclar o liner e transformá-lo em matéria-prima para outro produto. Em segundo lugar, tornar o processo de logística reversa economicamente viável e, por fim, informar e conscientizar os colaboradores do cliente a separar corretamente o liner, para a futura reciclagem".
A Transportadora Nascisul teve participação importante para viabilizar a logística do projeto.
A proposta de Etiqueta Zero, uma ação que contribui para a sustentabilidade do planeta, está à disposição apenas dos clientes da RR Etiquetas, que oferece os serviços de idealização, planejamento, processo de retorno e gerenciamento de todo o projeto.
Fonte: Assessoria de Comunicação da RR Etiquetas/Supermercado Angeloni