Graças ao interesse dos consumidores, produtos orgânicos conquistam cada vez mais espaço nas gôndolas dos supermercados e nas feiras de rua. Também começam a ganhar destaque nos cardápios restaurantes. Não por acaso, o setor cresce em torno de 20% ao ano.
Mas há desafios a serem superados na produção que envolve 12 mil agricultores em todo o país e movimenta cerca de R$ 700 milhões por ano, conforme a coordenadora do Centro de Inteligência em Orgânicos da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Sylvia Wachsner.
– Nos produtos industrializados, ainda falta ampliar a oferta. Há dificuldade em conseguir insumos orgânicos – observa Sylvia.
Parte dessa dificuldade, completa a especialista, está relacionada à burocracia na regulamentação – alguns insumos esperam a aprovação para uso há cerca de três anos. Para o produtor, as vantagens vão além dos valores até 20% maiores pagos pelos produtos.
Sylvia é uma das palestrantes da 9ª Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Biotecnologia, que será realizada em São Paulo, na próxima semana. O RS contará com estande de produtores gaúchos.
Veículo: Zero Hora - RS