Presidente do Conselho Consultivo da ABRAS, Sussumu Honda, será um dos homenageados no encontro
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, abre no dia 6 de agosto, em São Paulo/SP, o evento comemorativo dos 10 anos da Abralatas (Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade), com palestra sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
Criada há 10 anos para ser a voz do setor de latas de alumínio para bebidas, a Abralatas tem participado de embates importantes no país sobre embalagens e reciclagem, valorizado o trabalho de formação dos catadores de materiais recicláveis e de conscientização da sociedade sobre a importância do reaproveitamento de materiais, além de ter contribuído para a disseminação do conceito de Economia Verde, tornando-se uma liderança no debate nacional sobre resíduos sólidos e sustentabilidade. A lata de alumínio para bebidas é atualmente a embalagem mais reciclada do planeta, sendo que, no caso do Brasil, o seu índice de reciclagem é de 98,3% (2011), o maior do mundo, sem que tenha havido qualquer subsídio ou estímulo governamental para tanto.
Com o crescimento do consumo de bebidas em lata no país, o setor investiu mais de R$ 1 bilhão apenas nos últimos quatro anos em novas fábricas e em expansão de plantas existentes. A atual produção brasileira, uma das maiores do mundo, ultrapassa a casa de 20 bilhões de unidades por ano, oferecendo à indústria de bebidas 10 diferentes formatos e as mais modernas técnicas de impressão e acabamento.
As comemorações dos 10 anos da Abralatas continuam durante todo o ano, incluindo o Ciclo de Debates Abralatas 2013, que desta vez realizará encontros nas universidades federais de Minas Gerais, Ceará e Paraná com o objetivo de discutir inovações destinadas a melhorar as condições de trabalho dos catadores e a aumentar a produtividade das suas cooperativas.
10 anos da Abralatas
Dia 6 de agosto de 2013 - 19h
Auditório Lina Bo Bardi, Museu de Arte Moderna de São Paulo
Fonte: Assessoria de Comunicação da Abralatas/Portal Abras