No primeiro semestre foram 2.126 toneladas, que poderiam causar impactos no meio ambiente.
Minas Gerais recolheu durante o primeiro semestre deste ano um total de 2.126 toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos que poderiam causar impactos negativos ao meio ambiente. O Estado é o sexto do país que mais recolheu embalagens e 94% dos produtos adquiridos tiveram destinação final adequada. Mesmo com o recolhimento desse montante, continua sendo o sexto Estado em consumo do produto. Os dados são do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev). Mato Grosso ocupa lugar de destaque, com 6.284 toneladas, o que mais recolheu embalagens de agrotóxicos, seguido do Paraná, com 3.103 toneladas.
Em Minas, cabe ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) fiscalizar o comércio, transporte, prestadores de serviços e de aplicação, armazenamento e uso de agrotóxicos na agricultura. Desde 2002, participa do recolhimento de embalagens vazias desses produtos em parceria com o Inpev. A atividade é obrigatória e está prevista em lei há 13 anos.
O IMA atua na fiscalização dos estabelecimentos comerciais de agrotóxicos e afins onde os produtos são armazenados e vendidos. Nas propriedades rurais, verifica se os produtores praticam a devolução correta, com a preparação das embalagens por meio do processo de tríplice lavagem e inutilização. Ainda durante o primeiro semestre de 2013 foram realizadas 2.533 fiscalizações em estabelecimentos comerciais, 204 em prestadores de serviço de aplicação de agrotóxicos e afins e 3.502 do uso de agrotóxicos em propriedades rurais, totalizando 6.239 ações de fiscalização.
Segundo o diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, o balanço do primeiro semestre foi positivo e a expectativa é manter a vigilância, aliada a atividades de conscientização junto aos agricultores e comerciantes. "Tais números consolidam Minas como referência nacional na área, sendo também o Estado que mais desempenhou ações de educação sanitária no contexto de agrotóxicos".
Campo Limpo - Promovido pelo Inpev, o Dia Nacional do Campo Limpo é um evento em que as centrais de recebimento de embalagens promovem ações de conscientização sobre a preservação do meio ambiente, como palestras, plantio de árvores e distribuição de materiais educativos para as comunidades locais. No último ano teve a participação de 127 mil pessoas de 21 estados.
Realizado no mês de agosto em Minas Gerais, o evento contou com a participação efetiva das 20 coordenadorias regionais do IMA que abrangem todas as regiões do Estado, com destaque para Passos e Pouso Alegre (Sul do Estado), além de Montes Claros (Norte de Minas). As informações são da Agência Minas.
Veículo: Diário do Comércio - MG