Lançamentos, nas áreas de alimentos, perfumaria, higiene e limpeza
A partir deste mês chegam às gôndolas dos principais supermercados do país versões mais sustentáveis de produtos líderes de mercado.
Os lançamentos, nas áreas de alimentos, perfumaria, higiene e limpeza, são resultado de um desafio feito pelo Walmart Brasil a 18 grandes indústrias, que propôs uma reavaliação de processos produtivos visando oferecer ao consumidor opções com menor impacto ambiental e preços mais acessíveis. O lançamento desses 18 novos produtos fez parte da 3ª edição do Programa Sustentabilidade de Ponta a Ponta, uma iniciativa da rede que, no Rio Grande do Norte, opera as lojas Hiper Bompreço, Bompreço, Sam’s Club e Maxxi Atacado.
Empresas globais como 3M, Brasil Kirin, Cargill, Colgate Palmolive, Embalixo, Itambé, Grendene, JBS, Johnson & Johnson, Kimberly Clark, Nestlé, Nívea, Pilecco, Procter & Gamble, SC Johnson, Reckitt Benckiser e Unilever participaram da iniciativa, que teve duração de 18 meses. Durante o período, o ciclo produtivo dessas indústrias foi auditado pelo Centro de Tecnologia de Embalagem (Cetea). A avaliação incluiu diversas etapas e cada produto precisou apresentar pelo menos três mudanças significativas de inovação e sustentabilidade, comprovadas ao final do processo com auditoria do Cetea.
As mudanças implementadas na produção dos itens vão promover a redução de mais de 125 toneladas de resíduos por ano, considerando a estimativa de venda em um ano no Walmart. Pelo mesmo critério, a redução do uso de água chega a 741 mil m3 e, de energia, mais de 614 mil Kwh. Além disso, em relação às emissões de gases de efeito estufa, houve redução de 1.120 ton CO2 equivalente, o que corresponde a uma economia de 6,4 milhões de Km rodados.
Entre os lançamentos com redução no impacto ambiental, estão: molho de tomate Pomarola, da Cargill; maionese Hellmann’s, da Unilever; detergente Ariel Power Pods, da Procter & Gamble; protetor solar Nívea Sun; pano para pia fibra de bambu Scotch-Brite, da 3M; creme dental Colgate Palmolive; Glade aerossol, da SC Johnson; escova de dente Equate, do Walmart; linha Bem Estar Ipanema, da Grendene; saco de lixo reciclado da Embalixo; arroz Pilecco Nobre; Vanish Poder O2, da Reckitt Benckiser; refrigerante Fibz Colacesta e Guaraná, da Brasil Kirin; leite condensado Itambé; shampoo Johnson’s Baby, da Johnson & Johnson; lenço de papel Kleenex, da Kimberly Clarck; cappuccinos Nescafé, da Nestlé; e Hambúrguer Friboi, da JBS.
Com base na estimativa de venda anual na rede Walmart Brasil dos 18 produtos desenvolvidos na 3ª edição do programa, os ganhos foram:
-Redução de emissões de gases de efeito estufa: 1.120 ton CO2, equivalente a economia de 6,5 milhões de km rodados;
-Redução no consumo de óleo diesel: 45 mil litros. Redução no consumo de energia de fonte renovável: 10.460 GJ;
-Redução no consumo de água: 741.491 m3;
-Redução no consumo de energia elétrica: 614.447 kWh, equivalente a economia de 256 mil lâmpadas de 100W;
-Redução da massa de embalagem: 61 toneladas;
-7 programas de responsabilidade sócio-ambiental de produção agrícola e animal. 18 programas e campanhas de educação ambiental, de alimentação saudável, de higiene pessoal, de segurança ou de fomento a valorização de pessoas;
-Redução de resíduos (industrial ou agrícola, excluindo pós consumo): 125 toneladas. Redução de resíduos pós-consumo para aterros sanitários: 29 toneladas. Revalorização de resíduos industriais (como co-produto, via compostagem ou como adubo): 936 toneladas.
Veículo: EmbalaWeb