MDIC e ABDI divulgam estudo sobre logística reversa de eletroeletrônicos

Leia em 2min 40s

O Brasil deve gerar aproximadamente 1,100 mil toneladas de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos (REEE) pequenos em 2014, número que deve aumentar para 1,247 mil toneladas em 2015. A previsão é do estudo Logística Reversa de Equipamentos Eletroeletrônicos - Análise de Viabilidade Técnica e Econômica encomendado pela Secretaria de Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (SDP/MDIC) e pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).


O levantamento ainda mostra que os 150 maiores municípios brasileiros - a maioria nas regiões Sudeste e Sul - são responsáveis por aproximadamente dois terços de todo o lixo eletroeletrônico que se estima seja descartado no Brasil. Também há uma lista de iniciativas de coleta e reuso de REEE, um levantamento do ciclo de vida dos eletroeletrônicos e o mapeamento do consumo, por região e por tipo de produtos, de eletroeletrônicos em todo o país.

Substâncias tóxicas


O estudo avalia o custo de implantação do sistema e a divisão de responsabilidades entre indústria, comércio, consumidores e governos federal, estadual e municipal e norteará a implantação da política de reciclagem e destinação adequada de resíduos eletroeletrônicos no país. Segundo o diretor de Competitividade da SDP, Alexandre Comin, este é o primeiro levantamento desse tipo realizado pelo Governo Federal e vai facilitar a definição de políticas de logística reversa para o segmento, conforme determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010).


O diretor explica que a maioria dos REEE são compostos por materiais como plásticos, vidros e metais, que podem ser recuperados e retornados como insumo para a indústria de transformação. Já as substâncias tóxicas como chumbo, cádmio, mercúrio e berílio devem ter tratamento especial porque podem causar danos ambientais e de saúde.


No levantamento, foram considerados como resíduos de equipamentos eletroeletrônicos pequenos os aparelhos televisor/monitor, LCD/plasma, DVD/VHS, produtos de áudio, desktop, notebooks, impressores, celulares, batedeira, liquidificador, ferro elétrico, furadeira.


A cadeia produtiva de produtos e equipamentos eletroeletrônicos é composta por: Linha Marrom - televisor tubo/monitor, televisor plasma/LCD/monitor, DVD/VHS, produtos de áudio; Linha Verde - desktops, notebooks, impressoras, aparelhos celulares; Linha Branca - geladeiras, refrigeradores e congeladores, fogões, lava-roupas, ar-condicionado; e Linha Azul - batedeiras, liquidificadores, ferros elétricos e furadeiras.

 

Política Nacional de Resíduos Sólidos


A Política Nacional de Resíduos Sólidos disciplinou a gestão integrada e o gerenciamento dos resíduos sólidos no país, sendo o sistema de logística reversa, a responsabilidade compartilhada e a hierarquia de gestão - não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos - os principais destaques, e criou o Comitê Orientador para a Implementação de Sistemas de Logística Reversa.


Coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, também é integrado por MDIC e Ministérios da Saúde, Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Fazenda.


Cinco grupos temáticos de discussão para o descarte de resíduos integram o comitê: medicamentos, embalagens, lâmpadas, embalagens de óleos lubrificantes e eletroeletrônicos. Este último, instituído em maio de 2011, foi coordenado pelo diretor de competitividade industrial do MDIC, Alexandre Comin.

 

Leia a íntegra do estudo Logística Reversa de Equipamentos Eletroeletrônicos - Análise de Viabilidade Técnica e Econômica.



Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (27.02.2014)


Veja também

Tetra Pak amplia uso de plástico verde no país

A Tetra Pak, maior fornecedora mundial de embalagens cartonadas (longa vida), ampliou o uso de plástico "verde", ...

Veja mais
Walmart lança cartilha para redução do consumo de sacolas plásticas

O Walmart continua promovendo ações para reduzir o uso de sacolas plásticas. Agora a rede supermerc...

Veja mais
Tetra Pak atinge marco de 8,7 bilhões de embalagens certificadas com o selo FSC

A Tetra Pak® alcançou o marco de 8,7 bilhões de embalagens distribuídas no Brasil, em 2013, com...

Veja mais
Tetra Pak apresenta novo processo de pasteurização de sucos com maior economia de energia

A Tetra Pak®, líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos, apresenta hoj...

Veja mais
Cidades do Paraná terão ação de recebimento de embalagens de defensivos agrícolas

Recebimento itinerante de embalagens vazias de defensivos agrícolas acontece em Guaraniçu e Concórd...

Veja mais
Muito mais que sustentável, eficiente!

Já pautados pela necessidade de buscar eficiência em responsabilidade ambiental nos supermercados dentro do...

Veja mais
Organics Brasil completa dez anos de participação na Biofach

O Projeto Organics Brasil completa dez anos de fundação e sempre participou da Biofach, a maior e mais imp...

Veja mais
LR Medicamentos: Indústria farmacêutica tem mais 60 dias para adaptar-se às novas regras

Fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes podem enviar propostas de acordo setorial até o in&iacut...

Veja mais
Sustentabilidade: P&G remove fosfatos de seus detergentes no mundo todo

Conservação de recursos naturais e desempenho superior em limpeza são as principais metas. No Brasi...

Veja mais