Diante de grandes questões ambientais que pedem mudanças rápidas na gestão de recursos naturais, como água, destinação correta de rejeitos, a Evac traz ao mercado soluções para tratamento de efluentes em diversos modelos de negócios, como nos supermercados.
O sistema a vácuo criado pela empresa ajuda na coleta de água proveniente das diversas seções da loja, como refrigeradores, açougue, padarias, câmaras frias, entre outras. Segundo a empresa, o processo é simples e se baseia na diferença de pressão entre o interior da tubulação, permitindo a sua elevação em até seis metros, e o com isso ultrapassar barreiras físicas. No processo, todo o efluente é transportado por meio de tubulações na laje evitando qualquer tipo de perfuração do piso, o que reduz o tempo de obra na loja e não interfere no layout. O sistema funciona sem ventilação e evita a entrada de agentes patogênicos e contaminantes. Após a coleta, o efluente pode ser enviado para redes de esgoto municipal ou para estação de tratamento de efluentes.
Com todo o processo Evac é possível reduzir o consumo de água em 90%, o gasto com energia elétrica em 30% além de diminuir o custo do tratamento do esgoto. Sob aspectos sustentáveis destaca-se a redução do impacto ambiental causado pelos rejeitos.
Atualmente a tecnologia da Evac está presente em 40 países para sistema de coleta, transporte de efluentes a vácuo, sistemas de tratamento de água, osmose reversa e incineradores. A empresa tem certificação ISO 9001:2000 (qualidade) e ISO 14001:2004 (normas ambientais).
No Brasil a empresa atende ainda shoppings, aeroportos, empresas, repartições públicas, hotéis, universidade, ferrovias, aeroportos, rodoviárias, companhias de saneamento, entidades financeiras, plataformas petrolíferas.
Fonte: Redação Portal ABRAS