Assista a reportagem da TV Globo que aborda o programa de rastreamento e monitoramento de alimentos (RAMA) desenvolvido pela ABRAS em parceria com a empresa PariPassu, cujo projeto piloto teve inicio em Santa Catarina por meio da Associação Catarinense de Supermercados (ACATS) em 2011 com o programa Alimento Sustentável. O RAMA conta hoje com o apoio da Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária e do MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
O programa RAMA permite rastrear e monitorar o uso de agrotóxicos nas frutas, verduras e legumes (FLV) por meio de análises de resíduos de agrotóxicos realizadas com amostras de FLV recolhidas em loja, e também por meio da rastreabilidade dos produtos (cadastro/controle dos produtores/fornecedores), com maior precisão na identificação da origem dos problemas de uso excessivo ou incorreto de agrotóxicos na produção e, consequentemente, na solução dos mesmos.
O RAMA já foi implantado, por meio de parceria da ABRAS com as Associações Estaduais do setor em cinco Estados: Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Ceará, Sergipe e Pará e atualmente começa a ser implementado nos supermercados do Espírito Santo e do Distrito Federal. Nos outros Estados há tratativas sendo trabalhadas também por adesão via associações estaduais.
Clique aqui e assista a entrevista
Fonte: Redação Portal ABRAS