Abanorte pretende reduzir o consumo de água no Jaíba

Leia em 2min 40s

Objetivo é definir melhores métodos de irrigação a serem utilizados na região

 

 



As ações preventivas para economizar e incentivar o uso consciente da água, implantadas no início de 2014, têm proporcionado resultados positivos para os produtores da Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte) e minimizado os efeitos da estiagem. Com os resultados favoráveis e a permanente preocupação com a oferta de água, que é essencial para a produção de frutas, a Abanorte vai desenvolver, ao longo de 2015, um projeto para avaliar, aprimorar e definir os melhores métodos de irrigação a serem utilizados na área de produção de frutas do Jaíba.

O início do projeto depende apenas da liberação de recursos, por parte das esferas governamentais. A estimativa é que serão gastos apenas R$ 60 mil. O projeto "Avaliação do manejo do sistema de irrigação" será desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O objetivo é levar assistência aos pequenos e médios produtores por meio de profissionais altamente qualificados em irrigação que avaliarão os atuais sistemas implantados no Jaíba e o manejo dos mesmos.

A avaliação deve eleger o melhor tipo de irrigação para ser utilizado, como o gotejamento e microaspersão, por exemplo. Além disso, será avaliado o manejo do solo, o uso da energia elétrica entre outros itens.

De acordo com a gerente executiva da Abanorte, Ivanete Pereira, a adoção de medidas para o uso racional da água na irrigação já vem acontecendo desde o início de 2014, quando os produtores observaram redução na oferta do recurso natural.

Modelo - "A preocupação para que a água seja utilizada da melhor forma possível é grande por parte dos produtores, já que o recurso é essencial para a fruticultura. Várias ações vêm sendo implantadas e, por isso, conseguimos manter a produção mesmo com uma disponibilidade menor do recurso hídrico. O projeto proporcionará a maior sustentabilidade da produção de frutas. Vamos, junto aos professores universitários, adaptar algumas unidades produtoras para que as mesmas sirvam de modelo para capacitar os demais produtores", diz Ivanete.

Com o projeto, o objetivo da Abanorte, além de incentivar a melhor utilização da água para a irrigação e a economia do recurso, é disponibilizar para o mercado frutas produzidas de forma sustentável, o que já é valorizado pelos consumidores.

"Estamos desenvolvendo projetos para melhor posicionar a marca Jaíba no mercado. Em 2014 lançamos o selo ÀFrutas da Região do Jaíba", que é utilizado apenas por produtores que investem em métodos para que a produção local seja sustentável, de alta qualidade e que se preocupe com as questões ambientais, econômicas e sociais. Até o momento são 16 produtores certificados, mas vários estão em processo de adaptação e acreditamos que o número crescerá", ressalta a gerente.

A região do Jaíba é a principal produtora de frutas do Estado. Anualmente são colhidas cerca de 800 mil toneladas. A principal fruta cultivada é a banana, com um volume anual em torno de 452 mil toneladas. Também são produzidas no perímetro 50 mil toneladas de limão, 105 mil toneladas de manga e 208 mil toneladas de mamão.




Veículo: Diário do Nordeste


Veja também

Supermercadistas têm 60 dias para mudar sacolas plásticas

A Prefeitura de São Paulo decidiu aumentar o prazo para implantação da nova Lei 15.374/ 2011, que p...

Veja mais
Varejo discute mudança no horário das lojas no caso de racionamento de energia

As empresas do setor varejista discutem uma possível mudança nos horários de funcionamento das loja...

Veja mais
Indústria e varejo tentam adiar prazo da sacolinha

Queixa é que não houve tempo para se adequar; regra valerá nesta quinta (5)Nova embalagem, de resin...

Veja mais
Comércio já acionam geradores em horário de pico de consumo

Plano para aliviar sistema elétrico inclui troca de lâmpadas públicas Previsto no plano elaborado p...

Veja mais
Energia consome lucros do arroz

Alta no valor da conta de luz e no preço do diesel tem maior impacto sobre o cultivo do cereal do que em outros g...

Veja mais
Economia de R-22: melhor para a loja, melhor para o meio ambiente

Uma boa alternativa para os supermercadistas que querem economizar com o R-22 (cujo preço aumenta a cada dia) &ea...

Veja mais
Governo quer comércio com gerador ligado

Plano é incentivar centros de compras e indústrias a acionar equipamento em horário de pico para al...

Veja mais
Crise da água pode impactar 60 mil indústrias em São Paulo

A indústria paulista já esperava a crise de água para o ano de 2015, mas não com a intensida...

Veja mais
FGV: preocupação com falta de água e energia afeta confiança do consumidor

Embora o pessimismo do consumidor seja resultado de um longo período de deterioração da confian&cce...

Veja mais