A Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro (Abividro), participou do lançamento do Novo Sistema ABNT de Medição e Certificação da Pegada de Carbono e Água de Produtos ontem, 6 de abril, no hotel Pullman, em São Paulo. A iniciativa é conduzida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior em parceira com a empresa britânica Carbon Trust.
O projeto visa conhecer a eficiência da indústria nacional em relação à emissão de gases de efeito estufa de seus produtos e estimular as empresas a adotar uma política de baixo carbono. Um selo informará consumidores sobre a gestão de carbono das empresas participantes. Essa iniciativa, além dos benefícios ambientais, permitirá mostrar a competitividade da indústria nacional frente ao mercado internacional.
Dentro do setor vidreiro seis empresas já aderiram ao projeto e estão sendo certificadas: as de embalagem SGD, Owens Illinois, Verallia e Wheaton, e as de vidro plano Cebrace e Guardian.
Durante o evento Stefan David, consultor de sustentabilidade e meio ambiente da Abividro, fez uma breve exposição sobre a importância da participação do setor vidreiro nesse projeto e relatará a experiência de passar por esse processo e os benefícios que ele trará para a indústria vidreira.
Assessoria de Comunicação da ABNT