Walmart só comercializará hortifrútis do programa de gestão de risco de agrotóxicos

Leia em 2min 40s

 

Auditar, analisar e rastrear. Esses são os pilares do Programa 3P de Qualificação de Fornecedores de Hortifruti do Walmart, já em operação em todo o Brasil. A iniciativa envolve toda a cadeia e vai além da detecção de resíduos de agrotóxicos em frutas, verduras e legumes. O sistema já conta com a participação de mais de 550 fornecedores de todo o país, de 25 culturas de hortifrúti. A partir de 2017, somente produtores rurais inseridos no programa fornecerão ao Walmart.

 

O principal diferencial do programa é não apenas assegurar a rastreabilidade e análise dos resíduos de agrotóxicos nos produtos, mas também possuir um pilar educativo de capacitação por meio de auditorias. "Com a ferramenta, o produtor tem em mãos todos os requisitos que deve atender para fornecer frutas, legumes e verduras seguros não só sob o ponto de vista químico (agrotóxicos), mas também físico e microbiológico", explica Márcia Rossi de Sylvio, gerente de Segurança dos Alimentos do Walmart Brasil.

 

No Programa 3P, as auditorias acontecem no campo e são baseadas em Boas Práticas Agrícolas (BPA) e outros requisitos de sistemas de gestão de segurança dos alimentos voltados à produção primária. "Ao auditá-lo, estamos munindo-o com uma ferramenta completa, que poderá usar para melhoria contínua dos seus processos, garantindo fornecimento de hortifrúti cada vez mais seguro", destaca Márcia. Dessa forma, o processo também reduz outros perigos físicos, químicos e microbiológicos, e não só os agrotóxicos não autorizados ou acima do limite máximo permitido.

 

O Programa de Qualificação de Fornecedores de Alimentos do Walmart segue o modelo GFSI (Global Food Safety Initiative), padrão de segurança de alimentos que aumenta a transparência, permite maior eficiência de custos em toda a cadeia de fornecimento de alimentos e contempla auditorias sequenciais que culminam com a certificação GFSI do fornecedor. O sistema foi desenhado em fases, conforme o porte da empresa e o risco inerente ao produto e processo. "Com ele, nossos fornecedores são auditados e têm uma meta de certificação, conforme seu grau de risco".

 

As amostras são coletadas nos Centros de Distribuição do Walmart ou nas lojas, garantindo total isenção e aleatoriedade na amostragem. As análises são realizadas pela WQS, empresa parceira do Walmart, responsável também pelas auditorias. "Se o fornecedor possuir outras auditorias ou certificações reconhecidas pelo GFSI, ou análises realizadas em laboratórios credenciados, não precisa duplicar esforços. É uma forma do Walmart reconhecer e valorizar quem já está trilhando o caminho da segurança alimentar", ressalta. Os produtos são analisados para identificação de resíduos de agrotóxicos em laboratórios reconhecidos pela NBR ISO/IEC 17025 e pelo Ministério da Agricultura (MAPA) e habilitados pela ANVISA.

 

Atualmente, todo produto recebido pelo Walmart é identificado por um código que permite rastreá-lo desde sua origem. "O consumidor tem acesso às informações do programa e a origem dos alimentos por meio de um QR-Code na embalagem do produto ou na etiqueta de identificação da caixa onde está exposto", complementa.

 


Fonte: Assessoria de Comunicação do Walmart

 


Veja também

Reciclagem de plásticos é efetiva no País

São Paulo - Um levantamento inédito realizado pela Fundação Instituto de Administraç&...

Veja mais
Produção de resíduos sólidos no país cresceu 1,7% em 2015

       A quantidade de resíduos sólidos urbanos gerada no pa&iac...

Veja mais
Lançamento de Cartilha quer incentivar a redução de perdas hídricas nas cidades

Publicação do “Movimento Menos Perda, Mais Água” apresenta iniciativas bem sucedidas re...

Veja mais
CNJ prepara diagnóstico sobre processos de trabalho escravo

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) deverá contar, até o fim do ano, com um diagnóstico dos...

Veja mais
Levantamento inédito sobre a indústria de reciclagem de plásticos no Brasil mostra a maturidade dessa atividade no país

Por meio de entrevistas realizadas com empresas de todo o Brasil, verificou-se que se trata de uma cadeia produtiva que ...

Veja mais
7ª Semana Tecnológica SENAI aborda eliminação dos HCFCs

   A 7ª Semana Tecnológica SENAI de Refrigeração e Climatizaç...

Veja mais
Brasil ultrapassa 5 mil conexões de micro e minigeração

Em um ano, o número de conexões de micro e minigeração de energia teve um rápido cres...

Veja mais
Setor plástico pede mais incentivos à reciclagem

Para fomentar a reciclagem no País, o caminho mais fácil é torná-la economicamente interessa...

Veja mais
Grupo GS& promove primeiro Fórum de Sustentabilidade para Varejo

Consciência do consumidor é um dos fatores que as empresas visam para maior rentabilidade   O Grup...

Veja mais