No próximo domingo (28/05), a World Animal Protection, Organização Não Governamental que atua há mais de 50 anos combatendo maus-tratos aos animais em todo o mundo, lançará a campanha Mude a Vida dos Porcos, que pedirá a regulamentação do manejo de suínos. Entre as reinvindicações, está a mudança na forma de gestação para as matrizes suínas (porcas), eliminando o uso de gaiolas, melhorias no ambiente de criação de porcos, para que possam expressar seus comportamentos naturais e o fim de mutilações, como cortes de orelha e dentes.
Para marcar o início desta campanha, a entidade fará uma intervenção na Avenida Paulista, recriando três casinhas, que remetem à fabula dos Três Porquinhos, contando como é a vida das matrizes suínas nas diversas condições de gestação, assim como a vida dos leitões. O objetivo é chamar atenção da população para a assinatura de uma petição, que será levada às autoridades responsáveis para pedir as providências necessárias às regulamentações.
Atualmente no Brasil, a grande maioria das matrizes suínas vivem praticamente toda sua vida em gaiolas, onde passam sua gestação, dão à luz e amamentam sua leitegada até o desmame. De acordo coma aONG, este sistema de criação restringe totalmente sua mobilidade e oferece pouco ou nenhum atrativo ambiental, o que provoca um estresse prolongado que leva a comportamentos anormais, tais como morder as grades e mastigar o ar, e a lesões devido à falta de movimentação.
Regulamentações que acabam com a gestação em gaiolas já foram adotadas em diversos países, como Canadá, Austrália, a União Europeia e alguns estados Americanos. É uma prática que começou a caminhar no Brasil, com alguns produtores já adotando as baias de gestação coletivas, o que melhora muito a condição das matrizes.
Mude a Vida dos Porcos
Data: 28 de maio
Horário: 10-16h
Local: Avenida Paulista, entre o MASP e a R. Augusta
Fonte: Assessoria de Comunicação da World Animal Protection