Brasília - O presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), embaixador Roberto Jaguaribe, quer melhorar a imagem do agronegócio brasileiro no exterior, com ênfase na sustentabilidade. Segundo ele, a agricultura brasileira é “altamente sustentável”. Jaguaribe destacou que os compromissos assumidos pelo Brasil de redução de emissão de poluentes são reais, enquanto outros países se propõem a apenas “reduzir o aumento”.
Jaguaribe afirmou que o foco deve ser voltado para a Europa. Para ele, ao melhorar a imagem nesse continente, outros parceiros comerciais também passarão a confiar mais nos produtos do Brasil. O embaixador destacou que o Brasil ainda é “relativamente pequeno” no comércio exterior, ficando atualmente na 25ª posição, apesar de ser um país com economia “muito grande”. Ele disse que é preciso estimular as empresas a exportar.
De acordo com Jaguaribe, a imagem do Brasil no exterior foi afetada por questões internas políticas e que é preciso aumentar a atratividade do País. Ele disse que o Brasil é sólido e o governo tem atuado para garantir a estabilidade da economia, com medidas como a do teto dos gastos públicos, em tramitação no Congresso Nacional.
Evitando previsões sobre a gestão do presidente eleito dos Estados Unidos, o embaixador disse que Donald Trump fez uma campanha com uma “imagem mais agressiva, com o intuito de ganhar a presidência” e agora é preciso esperar para ver o que vai acontecer. “Ele é um homem de negócios. Na área econômica vai mostrar muito mais pragmatismo do que se poderia esperar”, disse. (ABr)
Fonte: Diário do Comércio de Minas