Organis divulga primeira pesquisa nacional com consumidores de orgânicos

Leia em 1min 50s

O Brasil dispõe de poucos dados oficiais sobre o mercado orgânico e o Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (Organis) completa seu primeiro ano com a entrega da primeira pesquisa nacional do perfil do consumidor de produtos orgânicos.

 

“Precisávamos ter o perfil por região, com consumo, costumes e percepção do consumidor de orgânicos. Essa pesquisa ajudará nas estratégias comerciais dos produtores, empresas e varejistas. Se há cerca de 600 feiras orgânicas mapeadas no Brasil e a cada ano o crescimento do setor chega em 20%, temos um potencial de aumento do consumo”, explica  o diretor do Organis, Ming Liu.

 

A pesquisa é uma parceria entre Organis e o Instituto de Pesquisa e Opinião Pública Market Analysis. Na metodologia aplicada foram realizadas 905 entrevistas, com adultos entre 18 e 69 anos, residentes em nove capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador, Porto Alegre, Curitiba, Goiânia e Brasília.

 

“As entrevistas foram realizadas no domicílio dos entrevistados, entre março e abril de 2017, e objetivou saber basicamente quem são os consumidores, o que consomem e se conhecem o setor de forma que possamos conhecer o potencial futuro deste segmento”, explica Ming Liu.

 

 A margem de erro da pesquisa é de 3,3% para mais ou para menos. 

 

Conclusões – 15% da população urbana são consumidores de produtos orgânicos, em especial a região sul onde o consumo é o dobro do consumo nacional. Frutas, verduras e legumes são os alimentos mais consumidos, mas há disposição de introduzir outros produtos orgânicos nos hábitos de consumo. Não existe uma marca forte que represente o setor de orgânicos, e a percepção do consumidor é para marcas que aparecem mais na mídia e nas gôndolas dos supermercados, ponto de venda mais relevante. A maior barreira para o consumo é o preço e maior clareza sobre os benefícios desses produtos, além da aplicação da certificação. Apesar do movimento crescente de orgânicos, 25% da população não estão interessados em mudar o hábito de consumo do convencional para orgânico.

 

Clique aqui para acessar a pesquisa completa.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Organis

 

 


Veja também

Carrefour realiza campanha do agasalho em cinco estados

O Carrefour realiza, em parceria com o Exército de Salvação e o Serviço Voluntário de...

Veja mais
ONG promove ação para regulamentação do manejo suíno

No próximo domingo (28/05), a World Animal Protection, Organização Não Governamental que atu...

Veja mais
NESCAFÉ® Dolce Gusto® abre 13 postos de coleta de cápsulas com o GPA

NESCAFÉ® Dolce Gusto®, marca líder em sistemas de café expresso e pioneira no mercado brasi...

Veja mais
Instituto GPA inicia campanha do agasalho

O Instituto GPA, em parceria com a Cruz Vermelha, anuncia campanha anual de arrecadação de roupas e agasal...

Veja mais
Instituto Carrefour promove workshop sobre gestão de resíduos sólidos

O Instituto Carrefour promove amanhã (12), em São Paulo, o "USP Strategic Workshops", evento que irá...

Veja mais
Cervejaria Ambev investe R$ 1,5 milhão para facilitar troca de garrafas retornáveis

São Paulo - A cervejaria Ambev acaba de investir R$ 1,5 milhão no desenvolvimento de uma máquina pr...

Veja mais
Carrefour promove a 1ª edição do Desafio de Start-ups da Hello Tomorrow Brasil

  São Paulo, abril de 2017 - Pela primeira vez, o Carrefour traz para o Brasil o Desafio de Start-ups, comp...

Veja mais
Grupo Carrefour apaga as luzes pelo país em apoio à campanha ‘a hora do planeta'

As fachadas de centenas de lojas serão apagadas em apoio à iniciativa do WWF Brasil, que visa alertar sobr...

Veja mais
Extra e Pão de Açúcar doam mais de 4 mil toneladas de alimentos

Em 2016, a redes Extra e Pão de Açúcar, empresas do Grupo Casino no Brasil, doaram juntas mais de 3...

Veja mais