O Instituto STOP Hunger, criado e mantido pela Sodexo no Brasil com o objetivo de combater a fome e a má nutrição, acaba de anunciar o resultado recorde de sua 10ª maratona de voluntariado para arrecadação de alimentos, a Servathon 2018. A iniciativa deste ano, que aconteceu entre os dias 2 de abril e 15 de junho, arrecadou mais de 216 toneladas de alimentos.
A campanha envolveu mais de 33 mil voluntários, que somaram 22.088 horas de trabalho para arrecadar 216,4 toneladas e beneficiar 223 instituições de diversas regiões do país. O volume representa um crescimento de 62% em comparação ao ano anterior, além de ser a maior arrecadação desde que a iniciativa chegou ao Brasil, em 2009.
“Estamos muito felizes em anunciar este resultado histórico. Agradecemos a todos os voluntários e empresas parceiras que nos ajudaram a arrecadar uma quantidade de alimento equivalente a mais de 433 mil refeições prontas, e que foi doada para as instituições beneficiadas. Este resultado fortalece ainda mais nossa missão de combater a fome e a má nutrição”, destaca Fernando Cosenza, presidente do Instituto STOP Hunger no Brasil.
Já Andreia Dutra, vice-presidente do Instituto STOP Hunger, acrescenta: “O aumento de 62% no volume de alimentos arrecadados em relação ao ano passado comprova que o engajamento dos colaboradores, familiares e de todos os parceiros, clientes e fornecedores envolvidos de várias regiões do Brasil tem feito a diferença e que vale a pena acreditar e investir neste tipo de ação. Nesta edição da Servathon, conseguimos expandir consideravelmente o número de voluntários, bem como o número de beneficiários e instituições atendidas, promovendo assim, um ambiente social mais justo no Brasil”, diz.
Iniciativas como esta são cada vez mais relevantes no contexto mundial. Segundo relatório elaborado pela ONU e pela União Europeia (UE), o número de pessoas afetadas pela fome no mundo passou para 815 milhões em 2016, frente aos 777 milhões em 2015, em virtude da combinação de preços altos, conflitos e condições climáticas extremas que atingem o planeta.
Nesse sentido, o Instituto STOP Hunger Brasil, apoiado por sua mantenedora Sodexo no Brasil, divisões Benefícios e Incentivos e de Serviços On-site, trabalham em conjunto para realizar a iniciativa, mobilizando parceiros, clientes, estabelecimentos comerciais, fornecedores, colaboradores, familiares e membros da sociedade em prol da ação, contribuindo com doações de alimentos e trabalho voluntário.
Parceiros que fazem a diferença
Nesta edição, a Servathon contou com o apoio de 417 parceiros por todo o país. O Banco Daycoval, instituição financeira com 50 anos de história, sediada em São Paulo e com cerca de 150 pontos de atendimento em todo o País, mais uma vez se engajou e participou com todas as suas agências, reforçando sua posição de um dos principais parceiros da maratona. Ao todo foram 16 toneladas de alimentos não perecíveis para a campanha este ano.
De acordo com diretor Institucional, Ricardo Gelbaum, o Daycoval já participava da campanha nos últimos anos. Na edição 2017, por exemplo, atingiu 11 toneladas de alimentos doados, mas acreditava que poderia ir além: “Fizemos uma Competição do Bem entre os colaboradores de todo o Brasil, reforçando a importância de ajudar quem mais precisava. E o que, novamente, mais impressionou foi o espírito solidário de todos. Claro que cada um queria ser o vencedor, mas o que víamos no olhar de cada um era que o mais importante era ajudar. Até porque nossa competição não teve um ‘prêmio’, reconhecemos os melhores colocados com um lindo prato adesivado com o mote da campanha, reforçando que o que valia, de verdade, era colocar comida na mesa das famílias participantes. Esse é o nosso espírito. Juntos, podemos ser muito mais fortes”, finaliza.
Outro parceiro que se destacou em mais uma edição da Servathon foi a Flash Courier que nos apoiou com os serviços de logistica, em todo o território nacional, desde o momento da retirada dos alimentos nos parceiros até a entrega das doações junto às Instituições Beneficentes.
Instituições Beneficiadas
O Instituto STOP Hunger cadastrou 88 novas ONGs, em diversas regiões do País e na média cada uma foi atendida com cerca de 1 tonelada de alimentos não perecíveis, o que totalizou 223 ONGs beneficiadas.
Um diferencial na agenda da Servathon 2018 foi a 5ª Edição do Feed Truck que contou com a distribuição de alimentos às pessoas, em estado de vulnerabilidade, atendidas pela ONG Centro de Acolhimento de Santo Amaro, na zona sul de São Paulo.
Durante a ação, foi realizada a coleta urbana de alimentos reaproveitáveis em restaurantes administrados pela Sodexo On-site, seguida do pré-preparo na ONG Centro de Acolhimento em Santo Amaro e entrega das refeições utilizando o Feed Truck. Aproximadamente 150kg de alimentos foram arrecadados, o que foi suficiente para atender aproximadamente 300 frequentadores da organização em situação de vulnerabilidade alimentar e outros moradores carentes do entorno.
O cardápio foi definido por chefs voluntários da Sodexo mediante os alimentos que foram recebidos e contou com a prepararão de receitas sustentáveis que aproveitaram integralmente os alimentos coletados.
Conheça a lista completa de parceiros e de instituições beneficiadas no website do Instituto STOP Hunger: http://bit.ly/servathon18
Fonte: Assessoria de Comunicação da Sodexo