Conforme avançam os debates em torno de hábitos de consumo e saudabilidade, também ganham relevância para o consumidor questões relacionadas à preservação ambiental. No Brasil, já chega a 67% o total de pessoas que diz ter consciência sobre problemas ambientais e de saúde e a 39% a proporção de consumidores que se engaja com questões que mitiguem impactos em ambos os aspectos. Em proporção superior, 52% acredita que problemas ambientais tenham impacto em sua saúde. As conclusões fazem parte do estudo Tetra Pak Index: a convergência entre saúde e meio ambiente, elaborado pela Ipsos a pedido da Tetra Pak.
Ao todo, foram realizadas mais de mil entrevistas online ao longo do mês de maio de 2019 em cada um dos mercados pesquisados (Brasil, China, Índia, Indonésia, Arábia Saudita, Coreia do Sul, Espanha, Reino Unido e EUA). A margem de erro para o Brasil é de 3,1 pontos percentuais.
“A indústria de alimentos e bebidas é, possivelmente, a primeira a notar a convergência entre saúde e meio ambiente, com os primeiros sinais sendo notados em novas dietas e em escolhas de consumo. Para as marcas, isso se traduz em oportunidades para comunicar ambos os aspectos conjuntamente e para estabelecer vínculos poderosos e com real propósito junto ao consumidor”, explica Gisele Gurgel, diretora global de Business Insights (Informação de Negócios) da Tetra Pak.
Segundo a pesquisa, a mudança no perfil de consumo se reflete na busca por produtos e marcas que reflitam um posicionamento ético em relação ao meio ambiente e na preferência por embalagens sustentáveis. Atualmente, alguns dos aspectos mais valorizados pelos brasileiros são: presença de ingredientes naturais no alimento ou bebida (importante para 54%); possibilidade de direcionar a embalagem para reciclagem (importante para 40%) ou reutilizá-la (importante para 37%); presença de ingredientes de origem orgânica no produto (importante para 36%); ausência de aditivos (importante para 36%).
Em reflexo às transformações em curso, alguns produtos são percebidos pelos consumidores como opções que integram aspectos saudáveis e sustentáveis, portanto, tendo melhor avaliação. Neste grupo estão as bebidas à base de fruta, bebidas vegetais, com alto valor agregado, águas de coco e chás.
Com olhar específico para o meio ambiente, dois terços dos consumidores brasileiros declara que, mantido o modelo atual de consumo, o planeta caminha para um desequilíbrio ambiental. Dentre os que compartilham desta visão, 61% entende que saúde e bem-estar são aspectos fortemente afetados por questões ambientais.
“A pesquisa atual é a única a combinar saúde e meio ambiente e a segmentar os consumidores de acordo com o nível de convergência que eles enxergam entre ambas as áreas. Em termos práticos, isso implica em diferentes abordagens de comunicação de acordo com o perfil de cada grupo de consumo identificado”, revela Marcos Calliari, CEO da Ipsos no Brasil.
Quase três em cada cinco consumidores acredita que a saúde e bem-estar estão relacionados com os problemas ambientais. Para apoiar as marcas nesta jornada de entendimento do seu público-alvo, o estudo Tetra Pak Index identificou seis novos perfis de consumidores e suas atitudes com relação à saúde e meio ambiente. Cada grupo apresenta oportunidades claras para os fabricantes de alimentos e bebidas:
· Embaixadores ativos: altamente engajados com todos os aspectos relacionados a saúde e meio ambiente e dispostos a tomar ações, ultrapassar barreiras e influenciar outras pessoas (são 12% dos consumidores brasileiros).
· Amigos do planeta: desejam tomar atitudes ambientalmente responsáveis e são altamente engajados com questões relacionadas à saúde, apesar de menos inclinados a ultrapassar barreiras (são 20% dos consumidores brasileiros).
· Conscientes sobre saúde: estão cientes e se engajam com questões ambientais, mas têm a saúde como maior prioridade. Estão dispostos a pagar mais e abrir mão da conveniência para terem acesso a produtos com apelo saudável (são 7% dos consumidores brasileiros).
· Seguidores: têm compreensão sobre problemas ambientais e de saúde e podem se culpar por ambos, mas não estão inclinados a mudar o seu comportamento ou tentar coisas novas (são 28% dos consumidores brasileiros).
· Retardatários: têm pouco conhecimento ou interesse por questões relacionadas à saúde e meio ambiente. Também são céticos em relação à tecnologia e mudanças (são 20% dos consumidores brasileiros).
· Céticos: estão cientes sobre problemas ambientais, mas tendem a negá-los por categorizá-los como fake news. Mantêm uma visão tradicional e dissociada a respeito de saúde e meio ambiente (são 13% dos consumidores brasileiros).
Elaborado pela Tetra Pak, fabricante de soluções para o envase e processamento de alimentos e bebidas, o estudo Tetra Pak Index é uma publicação anual que busca identificar tendências de consumo na indústria alimentícia.
Fonte: Embalagem Marca