Com medidas simples, Bimbo gera impacto ambiental expressivo

Leia em 3min

Como consequência de iniciativas de alto impacto para o meio ambiente, companhia obterá economia milionária anual

 

Focada em reduzir os impactos de suas operações no meio ambiente, a Bimbo Brasil alterou a gramatura de algumas de suas embalagens e passou a utilizar 2 mil toneladas a menos de plástico no primeiro trimestre de 2021.

Com a mudança, a companhia reduziu em 24% a utilização da matéria-prima nas embalagens de bisnagas. A ação impactou também na emissão de gases, pois os pallets passaram a comportar mais unidades e a quantidade de viagens para transporte dos produtos diminuiu. Dessa forma, a empresa deixa de emitir 1.700 kg/CO2 por ano.

 

No próximo semestre, o plano de sustentabilidade será expandido para outras categorias de produtos. As embalagens de Rap 10 (Tortilhas), divisão na qual a empresa é líder no Brasil e responsável por inaugurar uma nova categoria de mercado, o valor de diminuição da gramatura da embalagem corresponderá a 8%.

Devemos expandir esse projeto nos próximos meses para alguns produtos dentro da categoria de doces e, com isso, a previsão é que haja uma redução de emissão de 1.066 kg/CO2.”

 

“Iniciamos o ano com foco na estratégia de sustentabilidade da Bimbo Brasil para garantir a implementação dos projetos no curto prazo. Estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados até agora e teremos outras grandes mudanças nos próximos meses. Estamos trabalhando para ter um programa sólido e de alto impacto positivo na cadeia”, explica Alfonso Argudín, diretor geral da Bimbo Brasil.

 

A empresa também diminuiu a aplicação de tintas e solventes nas embalagens. Com isso, deixou de utilizar mais de 800 mil quilos de tinta por ano e mais de 1.500 toneladas de solvente por ano.

Em 2021, a Bimbo Brasil lançou ainda o primeiro fitilho sem arame do mercado de pães brasileiro, tornando-se 100% reciclável. A mudança começou a ser implementada em abril deste ano e já contempla 48% da produção da companhia.

 

A iniciativa faz parte do planejamento da empresa em se tornar cada dia alinhada às práticas ESG do mercado e segue a filosofia do Grupo Bimbo de ser uma empresa sustentável, altamente produtiva e plenamente humana.

Há quase uma década, a Bimbo Brasil atua ainda em prol da sustentabilidade, por meio do apoio ao programa Dê a Mão para o Futuro, da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), que trabalha em parceria com catadoras e catadores de materiais recicláveis.

 

Essa iniciativa foi desenvolvida como uma alternativa viável para as associadas da ABIHPEC no gerenciamento de resíduos sólidos pós-consumo. Ele tem como objetivo colaborar com a melhoria do panorama nacional em relação à correta destinação de resíduos sólidos urbanos, ajudando a reduzir o volume de materiais recicláveis que seriam destinados aos aterros.

 

O programa também busca viabilizar a reciclagem das embalagens pós-consumo; desenvolver ações destinadas a apoiar programas de geração de trabalho e renda e que promovam a inclusão social, a melhoria das condições de trabalho e qualidade de vida dos catadores de materiais recicláveis.

Com a participação no programa, apenas em 2020, a Bimbo conseguiu recuperar 22,3% das embalagens (equivalente a uma mais de uma tonelada) com relação a todos os produtos vendidos nesse mesmo ano.


Redação SuperHiper 


Veja também

A próxima fronteira do plant based é o mar

Categoria já aporta recursos de 70 milhões de dólares na Europa e nos Estados Unidos   &ldqu...

Veja mais
Iogurteria Nestlé terá garrafas de iogurtes feitas de plástico reciclado pós-consumo

Até setembro, todos os pontos de vendas no País já terão as novas garrafas de iogurtes Nestl...

Veja mais
KPMG revela as metas globais de ESG em consumo e varejo

Estudo foi realizado com 500 CEOs e traz as prioridades das empresas nos campos da sustentabilidade   Pesquisa da...

Veja mais
Atacadão renova equipamentos e bate meta de eficiência energética

Carregadores inteligentes de baterias para empilhadeiras geram economia de 25% nos gastos com energia elétrica &...

Veja mais
Heineken adquire caminhões elétricos

Com zero emissão de CO2, a nova frota busca atingir o compromisso da companhia de até 2040 reduzir o impac...

Veja mais
ESG parece, mas não é o mesmo que sustentabilidade

O termo ESG foi cunhado para chamar a atenção de investidores para os aspectos que deveriam ser considerad...

Veja mais
Bunge lança embalagem sustentável de papel para farinha de trigo de 25 kg

Novas caixas são eficazes contra vazamento e facilitam o armazenamento dos farináceos   Todas as li...

Veja mais
JBS antecipa em cinco anos meta de desmatamento ilegal zero

O compromisso será adotado em toda a cadeia produtiva incluindo fornecedores nos biomas do Cerrado, Pantanal, Caa...

Veja mais
Bimbo inova e coloca fitilho sustentável nos pães

A ação pioneira no mercado brasileiro atinge 48% da produção dos alimentos A Bimbo Brasil...

Veja mais