Compras online transformam vendas de perecíveis

Leia em 1min 30s

Maior parte das compras de FLV acontece por impulso, mas varejo digital diminui esse fator de consumo. E agora?

 

O avanço das vendas online de supermercados deverá continuar a mudar a forma como o varejo lida com alimentos perecíveis. Isso porque embora o digital coloque o lojista frente a frente com o cliente a qualquer momento, a experiência de compra e a jornada de consumo são bem diferentes de uma visita a uma loja.

 

“Tradicionalmente, 80% das vendas de perecíveis acontecem por impulso. O cliente vê que uma fruta está bonita e decide comprar na hora. Mas isso não acontece online”, afirma Bruce Peterson, CEO da consultoria Peterson Insights. “Comprar alimentos sempre foi uma experiência emocional e subjetiva”, complementa.

 

Segundo o consultor, a tendência é que as áreas de FLV dos supermercados tenham menos itens no futuro, tanto no digital quanto no ambiente físico. Por outro lado, novas soluções de embalagens simplificarão a coleta e separação de produtos para delivery no ponto de venda. “Acredito que produtos sazonais se tornarão um negócio boutique, desenvolvido por players especializados. Já o grande varejo de alimentos focará em itens básicos”, projeta.

 

Esse é o típico caso em que o varejo online aproveita suas fortalezas para maximizar suas vendas, em vez de se adaptar a novas demandas. “Alimentos básicos são mais simples de armazenar e transportar em caixas, que é o negócio da Amazon há quase 30 anos”, comenta Ed McLaughlin, professor de marketing da Cornell University. “ A empresa continua melhorando sua logística para entregar cada vez mais rápido, mas para isso precisa abrir mão de itens mais complexos”, avalia.

Redação SuperHiper 


Veja também

De cada 10 brasileiros, quatro preferem acessar direto o site da loja

Análise da Conversion mostra o resultado dos cliques no e-commerce em dezembro e a participação da ...

Veja mais
2022 será o ano do e-commerce no setor de alimentos?

Nos Estados Unidos, vendas digitais dos supermercados devem saltar 21% nos próximos 12 meses   As vendas o...

Veja mais
41% adotaram as PMEs na internet onde o preço baixo é vital

Jornada de compra digital sofreu várias mudanças ao longo dos dois primeiros anos da pandemia, aponta estu...

Veja mais
Como ficam as famílias das classes C e D em relação ao e-commerce?

Estudos mostram que com o fim da pandemia, novos hábitos poderão ser mantidos    Com as r...

Veja mais
Maioria dos lojistas querem investir em tecnologia este ano

Passados dois anos da pandemia, empresários veem necessidade de aprimorar ferramentas e mídias digitais&nb...

Veja mais
Pequenos e médios negócios movimentam R2,3 bilhões no e-commerce em 2021

O e-commerce brasileiro fechou o ano de 2021 com resultados positivos, mesmo com a retomada do comércio fí...

Veja mais
Brasileiro vai manter o pagamento por aproximação no pós pandemia

Estudo do Instituto Locomotiva confirma que a tecnologia difundida com a pandemia, se perpetuará em todo o varejo...

Veja mais
O impacto dos supermercados inteligentes na vida dos clientes e lojistas

Como a tecnologia está mudando a forma de comprar onde as pessoas ocupadas da Geração Z não ...

Veja mais
Comércio eletrônico tem alta de 21% e fatura R$ 4,5 bilhões no Natal

As vendas do comércio eletrônico brasileiro no Natal somaram R$ 4,5 bilhões em 2...

Veja mais