Proporcionar mais agilidade e conforto para os consumidores tem sido objetivo cada vez mais presente no dia a dia dos varejistas
Cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, a alta tecnologia agora pode ser encontrada até mesmo nos carrinhos de supermercados. Equipamento esse que até pouco tempo atrás, servia apenas para deslocar produtos pelos corredores das lojas, hoje em dia já é possível realizar até mesmo o pagamento dos itens diretamente no carrinho inteligente.
Inovadora nesse tipo de tecnologia, a Nextop teve o Enxuto Supermercados como um dos seus primeiros parceiros na implantação dos carrinhos. “A Nextop é uma visionária e já desenvolvia tecnologia para prevenção de perdas e recebimento de mercadorias. No Brasil, ela foi pioneira na criação dos carrinhos junto com a Arius Sistemas e outros parceiros, inclusive nós. Ao ver o protótipo, parecia loucura acreditar em um carrinho no qual o consumidor compra e paga as mercadorias. Como colocar um check-out no carrinho? Era essa a pergunta. A Nextop colocou isso e muito mais tecnologia para o carrinho se tornar autônomo”, declarou Samuel Vânio Costa Junior, CEO do Enxuto Supermercados.
Com tecnologia exclusiva, o carrinho inteligente brasileiro é único porque foi criado para atender nossas necessidades que a rede Enxuto procurava, principalmente com a segurança. “O carrinho tem muitas vantagens e uma delas é sobre a validade dos produtos. O código de barras do produto informa a validade do produto e se o mesmo oferece promoção. A primeira loja da rede que recebeu o carrinho inteligente foi a de Campinas (SP), em maio de 2022. Em 60% de nossas lojas já têm carrinhos inteligentes. Em cada loja, temos, no mínimo, oito carrinhos. E à medida que vamos abrindo lojas, já colocamos o carrinho inteligente”, relatou Samuel.
O perfil de quem usa os carrinhos da rede é impressionante. Normalmente são pessoas até os 58 anos, mas eu já possível observar clientes mais velhos utilizando o carrinho. As pessoas, em geral, estão experimentando.
“A nossa experiência com o carrinho, além de oferecer uma experiência diferenciada ao consumidor, nos mostra que houve a valorização da nossa marca que está associada hoje à tecnologia. No período de implantação dos carrinhos, só a exposição de mídia nos rendeu mais de R$ 10 milhões. Percebemos que quem usa o carinho inteligente compra 30% mais em relação aos dados dos check-outs. Ou seja, o tíquete médio é maior. Isso acontece porque o consumidor tem o contato com uma experiência disruptiva, ele compra do jeito dele, sobra mais tempo para andar na loja, principalmente porque ele não precisa se preocupar com fila. É uma compra sem atrito. Posso ainda mapear a jornada do cliente e colher dados que são sempre importantes. À medida que o cliente anda pela loja, o carrinho também ajuda a evitar ruptura porque identifica a necessidade de abastecimento em determinados corredores. O carrinho ainda proporciona o trade marketing, disponibilizando nas laterais propagandas de parceiros. E ele permite também fazer pesquisa de satisfação com o cliente”, complementou Samuel.
Savegnago
Para a rede Savegnano, o carrinho inteligente chega como uma importante ferramenta para a experiência do cliente. “As experiências digitais foram potencializadas com os últimos avanços tecnológicos. Na minha opinião, a loja física tem sua perenidade cem por cento comprovada. Uma das grandes alavancas de continuidade da loja física é gerar experiência para o cliente. Um outro ponto é diminuir atritos nas lojas como falta de vaga no estacionamento, falta de carrinho e filas. Portanto, o varejista precisa acertar o timing da tecnologia e agora é a vez do carrinho inteligente”, declarou Murilo Savegnago, diretor de Marketing do Savegnago Supermercados.
Como teste, o Savegnago implementou o carrinho inteligente, inicialmente, apenas em uma loja e, devido ao sucesso, eles já estão sendo levados para cinco lojas da rede. A primeira loja do Savegnago que recebeu o carrinho inteligente foi a de Piracicaba (SP), em outubro de 2022. Agora tem em mais três lojas: em Sertãozinho (SP), uma em Ribeirão Preto (SP) e uma em Campinas (SP). Cada loja tem seis carrinhos inteligentes.
O carrinho cai como uma luva, pois ele rompe algumas barreiras. Com ele, o consumidor faz toda a sua jornada de compras, escaneando todos os produtos que deseja. O carrinho traz a tecnologia de segurança e conferência. E dentro do carrinho já tem também as sacolinhas. Então o cliente separa tudo do jeito que é melhor para sua conveniência. Na saída da loja, ele encontra um corredor específico, onde passa, faz o pagamento e devolve o carrinho. Ele tem autonomia nessa experiência e isso gera comodidade e agilidade.
“Acreditamos que é uma tecnologia que veio para ficar. Colocar propagandas no carrinho é um canal que traz receita para empresa e isso já estamos fazendo. Essa venda já zera o custo do aluguel do carrinho. Isso varia porque às vezes ficamos sem vender o espaço, mas a gente trabalha para que não tenha custo. A experiência e a comodidade gerada já são um ganho, não financeiro imediato, mas como marca. Acredito no negócio do carrinho inteligente e temos total interesse em continuar expandindo o carrinho dentro da rede. Não acho que é o momento do carrinho para atacarejos. Nós temos as duas bandeiras: o Savegnago Supermercados enquanto varejo e o Paulistão, enquanto atacarejo. Imagina o consumidor comprando uma caixa de desinfetantes. Ele ocupa um espaço enorme no carrinho. Daí vai precisar de três ou quatro carrinhos. Vai ter que ser criado um modelo de carrinho para esse formato de loja. Quanto ao uso do carrinho no Savegnago, não houve um comentário pejorativo ou detrator sobre o carrinho. Só tivemos feedbacks positivos. As opiniões vieram da nossa comunicação em redes sociais, na vivência da equipe de loja, na central de relacionamento”, comentou Murilo.
Brasão Supermercados
Presentes na região sul do País, o Brasão Supermercados foi a primeira rede a implantar os carrinhos inteligentes em suas lojas. “Em diversas viagens feitas para feiras aqui no Brasil, e no exterior, percebemos essa revolução dos carrinhos e entendemos que caberia a nós sermos pioneiros em trazer esta inovação. Desse modo, nos tornamos o primeiro supermercado do Sul do Brasil a operar esta tecnologia e oferecer este modelo aos nossos clientes”, declarou Elton Ficanha, gerente de Marketing do Brasão Supermercados.
Em uma visita feita na rede Enxuto, em São Paulo, Elton e equipe conheceram o modelo da Nextop. “Nos aproximamos da marca para buscar mais informações e logo fechamos parceria para introduzirmos os Smart Cart em nossas lojas. Implantamos no início do segundo semestre de 2023 em duas lojas: no Brasão Avenida e no Brasão da Fernando Machado, ambas em Chapecó (SC). Entendemos que pela localização e perfil de público, essas eram as duas primeiras unidades a receber um lote dos novos carrinhos”, comentou Elton.
Por enquanto, o Brasão conta com 14 carrinhos distribuídos nas duas unidades. O investimento é ainda muito recente e a rede tem avaliado a introdução de carrinhos em mais unidades.
O perfil do consumidor que usa os carrinhos inteligentes em sua grande maioria é de jovens entre 18 e 48 anos. Segundo Elton, os clientes mais experientes não têm se arriscado muito com receio de dar algum problema durante as compras. Porém a rede conta com uma equipe de apoio que conduz abordagens de experimentação e acompanhamento para garantir tranquilidade na primeira utilização e isso tem dado bons resultados.
“Assim como o self-checkout, os carrinhos inteligentes estão se aproximando cada vez mais dos clientes e os números mostram um volume superior a 25 mil cupons emitidos até dezembro do ano passado, o que ainda é inferior ao self-checkout. Mas, aos poucos, percebemos mais adeptos ao carrinho inteligente. Consideramos um bom investimento para o varejista adquirir um Smart Cart porque ele permite autonomia ao cliente e oferece a segurança que o varejista precisa em relação às perdas, furtos ou roubos. Tem tecnologia de segurança visual, por peso e ainda é possível acompanhar tudo pelo tablet, o que dá ainda mais tranquilidade para o cliente – se precisar de ajuda – e para o varejista, que sempre terá informações em tempo real. Acreditamos que o retorno de investimento vem a médio prazo, porque envolve uma série de outros custos como manutenção, equipamentos, software e hardware, integração com ERP, etc”, finalizou Elton Ficanha.
Confira em nossa última edição da Revista SuperHiper, a matéria super especial que preparamos sobre as novas tecnologias empregadas nos carrinhos de supermercado.