Fornecedores 'tudo em um' conquistam lojista virtual

Leia em 4min 50s

Pacote inclui de software de segurança a publicidade on-line

 

A Amazon.com é bem conhecida entre os consumidores por sua variedade de produtos, velocidade na entrega, despachos para a maioria dos países e um sistema de recomendações para o consumidor. Mas há outro ponto essencial, embora menos conhecido, que começa a ser copiado por empresas brasileiras de internet. A companhia americana fez uma série de aquisições e passou a ofertar todos os serviços às empresas que anunciam produtos em seu portal, um pacote que inclui de softwares de segurança e meios de pagamento eletrônico até sistemas de publicidade virtual.

 

Esse modelo de oferta completa (ou "one stop shop", como é conhecido no setor de software) vem sendo adotado por empresas de hospedagem, como Locaweb, UOL Diveo e Ikeda, e por companhias que fornecem serviços para lojas virtuais, a exemplo do Yahoo, BuscaPé, Vtex e Tray. Com aquisições e parcerias, elas tornaram mais sofisticada a oferta de serviços e ampliaram as carteiras de clientes a taxas bem superiores à expansão do comércio eletrônico, que neste ano vai crescer 35%, segundo a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net).

 

A Locaweb, antes especializada em hospedagem de sites, lançou em outubro uma loja de aplicativos para lojas virtuais. Em vez de contratar vários fornecedores, o lojista paga uma mensalidade pelo uso do site da Locaweb, no qual cadastra produtos, fotos e preços. A empresa conquistou 1 mil novos clientes, afirma o presidente e fundador da Locaweb, Gilberto Mautner. "Com menos esforço, o lojista garante segurança e desempenho e tem seu nome aliado a uma marca forte", afirma. A Locaweb também fechou parcerias com o Pagamento Digital, braço do BuscaPé, e com o PayPal, do eBay, para oferecer sistemas de pagamento. Com a novidade, atraiu 4,6 mil clientes em nove meses.

 

Modelo atrai companhias diferentes entre si, que incluem do UOL Diveo e Locaweb ao Yahoo e BuscaPé

 

O UOL, que já mantinha um shopping virtual e o serviço de pagamentos PagSeguro, adquiriu, em maio, o site de pagamentos eletrônicos Boa Compra, especializado na publicação e venda de itens de jogos on-line. "Estamos em busca também de novas parcerias para ampliar a oferta de serviços", afirma Ricardo Dortas, diretor do PagSeguro. O serviço conta com 100 mil clientes atualmente e a demanda, diz o executivo, cresce 50% ao ano. Nesta semana, o UOL também lançou uma loja de softwares de gestão empresarial e outros serviços para atrair pequenas e médias empresas.

 

"Enquanto o comércio eletrônico cresce 40% ao ano, a entrada de micro e pequenas lojas virtuais cresce 65%. São empresas que precisam de propaganda na web e de ajuda tecnológica", afirma Mario Mello, presidente do PayPal no Brasil. A companhia, que chegou ao país em 2010, tem 30 mil clientes e fixou a meta de liderar o setor de sistemas de pagamento em dois anos. Para isso, tem reforçado parcerias com sites de hospedagem e portais.

 

Nesta semana, o PayPal anuncia com o Yahoo uma parceria para vender o serviço de links patrocinados no Brasil. O lojista que é cliente do PayPal cadastra informações sobre produtos em um site do Yahoo e sua loja passa a figurar nos sistemas de buscas do Yahoo e do Bing (serviço de busca da Microsoft). "O portal tem como vantagem o acesso às milhares de empresas que são clientes do PayPal" afirma Leonardo Khéde, diretor de comércio eletrônico do Yahoo. A meta das duas companhias é atrair pelo menos 3 mil lojistas até o fim do ano. O Yahoo também desenvolve uma ferramenta para que pequenos lojistas possam criar anúncios na internet.

 

A Ikeda, que recentemente foi comprada pela japonesa Rakuten, também anunciou que vai lançar uma espécie de shopping de lojas virtuais, com o objetivo de oferecer publicidade aos lojistas.

 

O grupo BuscaPé, que começou com um site de comparação de preços, acrescentou diversos serviços aos lojistas, como sistemas de pagamento, software de segurança, sistemas antifraude e serviços de marketing digital. O grupo tem 12 mil lojas virtuais como clientes. Marcos Cavagnoli, vice-presidente da divisão BuscaPé Financial Services, diz que a clientela dobrou nos últimos dois anos. "A previsão para este ano é de crescer 100% devido à demanda muito aquecida", diz. Recentemente, o BuscaPé reforçou a área de sistemas de pagamento. Neste ano, comprou a argentina DineroMail. O grupo já havia adquirido as brasileiras Pagamento Digital e FControl e a colombiana Pagos Online. "Agora negociamos a aquisição de uma empresa especializada em pagamentos via celular", diz Cavagnoli.

 

A Tray, que fornece softwares para a montagem de lojas virtuais, também reforçou a área de sistemas de pagamento. A empresa já era dona do Receba Online, com 4,5 mil clientes, e acaba de adquirir a ERNet, proprietária do sistema de pagamentos SuperPay. Além de reforçar a área de pagamentos, a empresa ampliou a oferta de serviços como e-mail marketing, análise de crédito dos consumidores e software antifraudes, afirma o presidente da Tray, Leandro Marques. Com as aquisições, a companhia prevê elevar sua receita de R$ 8 milhões em 2010 para R$ 20 milhões neste ano.

 

A Vtex, que tem uma carteira de aproximadamente 180 lojas virtuais, comprou recentemente a WX7 para complementar o portfólio com serviços como integração de lojas com redes sociais e promoções por e-mail marketing. A empresa também desenvolve um sistema de pagamento com cartão de débito em parceria com a Visa e a Cielo.

 


Veículo: Valor Econômico


Veja também

Empresas de cartões devem apresentar bons resultados

O mercado de cartões evolui como importante meio de pagamento e de crédito no sistema financeiro. Para esp...

Veja mais
Pagamentos via celular crescerão em 4 anos

Uma pesquisa global realizada pela KPMG International, com cerca de mil executivos das áreas financeira, de varej...

Veja mais
Usar as redes sociais para reclamar

1. O consumidor pode usar as redes sociais para exigir os seus direitos?Sim. É uma maneira de fazer com que sejam...

Veja mais
Sites de leilão vendem eletroeletrônicos com até 90% de desconto

Imagine mobiliar sua casa gastando até 90% menos do que desembolsaria se a compra fosse feita direto na loja? Ou ...

Veja mais
Máquina de Vendas negocia com Visa lançamento de cartão neste ano

A gigante varejista de móveis e eletrodomésticos Máquina de Vendas, resultado da associaç&at...

Veja mais
COOP reformula e moderniza seu site institucional

    O novo site institucional da Coop – Cooperativa de Consumo entrará no ar no próximo ...

Veja mais
Dematic lança sistema RapidPick, para alto desempenho na separação de pedidos em caixas fracionadas

  Sistema RapidPick maximiza taxas de eficiência na separação, precisão e ergonomia &...

Veja mais
Compra coletiva terá autorregulação

Há apenas um ano e três meses no país, os sites de compras coletivas se multiplicam rapidamente. J&a...

Veja mais
Nas estradas, disputa por mercado de pagamentos de R$ 60 bilhões

Cartões: Lei obriga que transportadora passe a pagar caminhoneiro com meios eletrônicos   Bancos e ad...

Veja mais