Sistema permite pagar compras só dizendo seu nome

Leia em 2min 10s

Usado em Nova York, programa criado por empresa iniciante vincula rosto do cliente ao cartão de crédito


Aplicativo agiliza o pagamento, mas lojas reclamam de clientes que trocam suas fotos pelas de seus gatos


O ano de 2012 é aquele em que, pela primeira vez, para pagar uma compra, basta dizer seu nome ao caixa. Você entra em uma loja ou café e seu nome e foto surgem na tela do iPad com que o caixa está equipado. Ele anota seu pedido no tablet.

E agora vem o momento mágico: para pagar, basta dizer seu nome. O caixa compara seu rosto à foto na tela de seu iPad, aperta um botão e a transação está concluída.

Sem dinheiro, cartões ou assinaturas -não é preciso nem tirar o celular do bolso.

É fantástico para o usuário e para o comerciante, porque menos trabalho na cobrança significa mais vendas. O aplicativo do lojista também oferece uma tela de análise, que mostra o quanto de cada produto foi vendido.

Tudo isso é grátis para o usuário; o comerciante paga uma comissão de 2,7% à Square, criadora do sistema.

O comprador baixa o aplicativo no celular, escolhe uma foto e a vincula ao seu cartão de crédito.

Usando o GPS, o aplicativo lista lojas e cafés próximos que ofereçam o sistema Pay With Square. A Square diz que 75 mil locais já o usam na cidade de Nova York.

No mês passado, a Square atualizou o sistema para permitir que lojistas possam oferecer descontos em primeiras visitas, recompensas na 10ª visita e outras vantagens. Essas ofertas são exibidas na tela do aplicativo do consumidor, em uma lista dos estabelecimentos mais próximos.

Há alguns probleminhas e inconveniências. Por exemplo, ele só é bom para os comerciantes grandes o suficiente para a leitora Square, mas bem menores que uma rede de varejo.

O sistema requer que as lojas utilizem o iPad como registradora. O lojista precisa digitar todos os produtos que vende no programa, o que torna o sistema inconveniente para quem oferece milhares de itens.

Outro problema é que às vezes as pessoas usam fotos de seus gatos ou do Bob Esponja, em vez de fotos pessoais. Isso, evidentemente, quase destrói o principal mecanismo de segurança do Pay With Square: a capacidade do caixa para comparar sua foto à imagem registrada no sistema. (A Square afirma que, caso o usuário ou o comerciante sofra prejuízos, ela se responsabiliza.)

Acima de tudo, o Pay With Square e seus imitadores oferecem um vislumbre de um futuro no qual você não precisará carregar uma carteira -só o seu celular.



Veículo: Folha de S.Paulo





Veja também

Classe C alavanca e-commerce no Brasil

O comércio eletrônico está definitivamente decolando como atraente opção de negó...

Veja mais
Varejo automatizado

O número de estabelecimentos comerciais automatizados no Brasil, com software de gestão e máquina e...

Veja mais
Nota Fiscal Eletrônica do varejo já está disponível no RS

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) do varejo já está disponível às empresas interessadas ...

Veja mais
Euforia solapa novatos na onda da internet

Bom momento do setor não garante sucesso de empresas iniciantes; falta de planejamento é um dos principais...

Veja mais
Rastreador de alimentos conquista espaço rápido

Empresa catarinense vence categoria Sustentabilidade Empresarial com solução 'transparente'PariPassu &eacu...

Veja mais
Um jeito mais ágil de atender quem reclama pela internet

Ferramenta facilita e torna mais rápida a resposta das empresas às demandas do clienteO consumidor encontr...

Veja mais
Empresas leem retinas para entender gostos do consumidor

Fabricantes de bens de consumo estão apostando em novas tecnologias para superar o maior obstáculo na hora...

Veja mais
Automação ganha relevância no varejo

Quesito mandatório para a maioria dos varejistas, a automação comercial começa a ser vista n...

Veja mais
Celular pode substituir cartão de banco

Projeto de lei que irá ao Congresso regula "moedas eletrônicas" e pode permitir que telefônicas trans...

Veja mais